Helio de Sousa participa do seminário sobre o Pacto Federativo no Estado de Goiás
O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Helio de Sousa (DEM), participa do seminário que será realizado na manhã desta segunda-feira, 15, no Auditório Solon Amaral da Assembleia Legislativa, para discutir o Pacto Federativo no Estado de Goiás.
Helio de Sousa se diz confiante de que o debate será proveitoso para elaboração do relatório final que será entregue nesta terça-feira, 16, na Comissão Especial da Câmara Federal que discute a questão, antes de ser encaminhada para discussão e votação em Plenário.
O presidente da Assembleia disse que o Seminário é o alicerce para tentar salvar a democracia. Ele saudou o deputado autor da iniciativa, Diego Sorgatto (PSD), pela importante iniciativa.
“Essa é a oportunidade de discutir com os segmentos responsáveis pelo dia a dia da sociedade, que são os prefeitos. Esse Seminário, com certeza, traduz os anseios, as preocupações e a dura realidade que estamos vivendo.”
Helio lembrou que quando prefeito em 1992, a Constituição assegurava aos prefeitos autonomia financeira. “Não tínhamos que mendigar a ninguém para administrar os municípios”, comentou.
Também aguardam o debate com expectativa os deputados federais Delegado Waldir e Alexandre Baldy, ambos do PSDB, este último autor da proposta da realização do seminário, que obteve total apoio do deputado Diego Sorgatto (PSD), presidente da Comissão de Organização dos Municípios da Casa.
Já chegou para o seminário o vice-governador do Estado, José Eliton, presidente regional do PP. O deputado Lincoln Tejota (PSD) também aguarda com expectativa o debate.
Outros deputados federais de Goiás que já chegaram para participar do seminário são: João Campos (PSDB) e Daniel Vilela (PMDB). Também se faz presente o deputado federal Sérgio Sousa (PMDB-CE), vice-presidente da Comissão Especial do Novo Pacto Federativo. Todos eles foram ouvidos pela reportagem da Agência Assembleia de Notícias e garantiram que estão atentos para a discussão e votação da matéria no Congresso Nacional.
Os cinco deputados federais presentes asseguraram que vão brigar para que sejam aprovadas as reivindicações dos estados e municípios no Pacto Federativo.