Helio de Sousa afirma que sem rever o Pacto municípios estão inviáveis
O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Helio de Sousa (DEM), que foi prefeito da cidade de Goianésia na década de 90, conta como era a situação administrativa municipal após a implantação da Constituição de 1988.
“A reforma do Pacto Federativo é fundamental para a sobrevivência da área administrativa municipal. Eu fui prefeito na gestão 1989 à 1992, era uma realidade muito gratificante naquela época, que era fruto da Constituição que tinha sido homologada. Nós tínhamos todas as facilidades de recursos e tínhamos uma participação muito importante naquilo que se arrecadava no Brasil,” explicou o presidente da Assembleia.
Para o líder do Parlamento Goiano, a atual situação administrativa dos municípios está complexa devido à falta de recursos para viabilizar a manutenção.
“Hoje a realidade é dura, muito dura, e muito pior que isso, além de cair drasticamente o caixa para os municípios, aumentou-se muito as responsabilidades. Senão revermos o Pacto Federativo, nós vamos dizer sem medo de errar, os municípios estão inviabilizados de administrar,” finalizou o democrata.