Alexandre Baldy diz que atribuições aumentaram e recursos foram reduzidos
O deputado federal Alexandre Baldy (PSDB), que integra a Comissão Especial do Pacto Federativo na Câmara Federal e que é um dos organizadores do Seminário que discute o Pacto Federativo na Assembleia Legislativa do Estado de Goiás, fala na manhã desta segunda-feira no auditório Solon Amaral. A iniciativa tem o apoio da Comissão de Organização dos Municípios do Parlamento goiano.
Baldy agradeceu ao deputado Diego Sorgatto que se interessou pelo assunto e foi à Câmara Federal buscar o debate para Goiás. "Isso mostra o interesse dele e dos prefeitos que estão aqui participando e que sofrem no dia a dia as dificuldades em administrar seus municípios", afirmou.
O parlamentar disse ainda que as obrigações dos municípios aumentaram muito e as verbas reduziram. “Cerca de 70% da receita fica no Distrito Federal e os municípios do Estado com muito pouco”, considera.
O deputado federal exemplificou, lembrando que entre todas as atribuições que os municípios têm, Goiás precisa fechar o cerco para a entrada do tráfico de drogas nas fronteiras, uma atribuiição que, segundo ele, teria que ser da União e questionou: "onde ficam os recursos federais para assegurar que a Segurança Pública possa fechar as barreiras?".
O debate tem lugar no Auditório Solon Amaral.