Fala Presidente
Em entrevista ao programa Fala Presidente, apresentado na TV Assembleia pelo jornalista Murilo Santos, o presidente da Casa, deputado Helio de Sousa (DEM) anuncia o lançamento para breve de um portal onde a população vai poder opinar sobre projetos de parlamentares e do governo. “A idéia é que, principalmente sobre matérias polêmicas, como o Código Florestal e o recém apresentado Bolsa Arma, os deputados possam tomar decisões que expressem a vontade dos cidadãos”, disse o democrata.
De acordo com Helio de Sousa, a criação do portal faz parte da política da Casa de se tornar cada vez mais transparente, desenvolvendo para isto ações concretas. Atualmente, a população já conta com um canal de acesso direto ao parlamento, que é o sistema teletransparência, onde, pelo fone 0800 647 4007 é possível apresentar críticas, sugestões e denúncias de qualquer nível sobre projetos, deputados e servidores da Casa.
O presidente comentou que denúncias publicadas na imprensa a respeito da existência de servidores fantasma na Casa dizem respeito a fatos ocorridos em outras legislaturas, como é o caso do padre Luiz Augusto. “Nessa, não existe nenhum servidor que se encontra nessa situação. A transparência é vital para a democracia. Mas, neste caso específico, tenta-se colocar como atuais fatos que ocorreram no passado. A estrutura que está sendo montada evitará que fatos como esses ocorram novamente”, disse.
Segundo o deputado, a implantação do ponto eletrônico, é uma das ações já desenvolvidas por sua gestão, vai evitar que fatos como esse ocorram novamente. O recadastramento de todos os servidores e um levantamento sobre a possível existência de nepotismo, além do teletransparência e a ouvidoria são os outros mecanismos que consolidam esse processo de tornar a Assembleia acessível à população.
Em relação ao caso do padre Luiz Augusto, Helio de Sousa afirma que vai acatar a decisão da comissão formada para apurar o caso, inclusive se o parecer for de que o servidor tem de ser exonerado. O nome dele veio à tona, depois que a imprensa publicou denúncia de que ele é servidor da Assembleia, porém recebia salários há quase duas décadas sem comparecer ao trabalho.
A entrevista está no ar na programação da TV Assembleia, canal 8 da NET, e pode ser vista também através do Portal da Casa.