Audiência pública debateu quedas de energia elétrica em Alexânia
O deputado José Nelto (PMDB) realizou na tarde dessa segunda-feira, 15, audiência pública para discutir as constantes quedas de energia elétrica em Alexânia, no Entorno de Brasília. O encontro teve lugar no auditório da prefeitura.
Fizeram parte da mesa diretora as seguintes autoridades: prefeito de Alexânia, Ronaldo Fernandes de Queiroz (PMDB); diretor técnico da Celg D, Humberto Eustáquio; presidente da Câmara Municipal, vereador Adair Rabelo Neto (PMDB); presidente da Associação Comercial, Industrial e Rural de Alexânia, Edmilson Elias Dib; e o Comandante da 34ª Companhia Independente da Polícia Militar, Major Silvério José Martins.
Segundo José Nelto, líder do PMDB na Assembleia Legislativa e vice-presidente da Comissão da Defesa dos Direitos do Consumidor da Casa, a falta de energia elétrica que moradores, comerciantes e empresários vêm enfrentando, tem atrapalhado o crescimento de Alexânia. “O distrito industrial localizado na região necessita de energia para que o município possa receber 52 indústrias, gerando arrecadação de ICMS e empregos para o seu desenvolvimento. A Celg não está tendo competência para atender à demanda e acompanhar o crescimento da cidade.”
O diretor técnico da Celg D, Humberto Eustáquio, confirmou que o problema estava sendo recorrente nos últimos dois meses, mas que já foi solucionado. Eustáquio explicou que o grande número de interrupções no sistema elétrico foi provocado por um defeito técnico em um circuito interno na subestação da cidade, o qual levou algum tempo para ser descoberto.
Debate
Na oportunidade, foram discutidos problemas frequentes e pontuais acarretados pela falta de energia elétrica, como prejuízo material da população e de empresas da região. Também foi abordado o aumento de crimes como roubos e furtos e a perda de investimento de grandes empresas no município.
A audiência pública também debateu medidas que vêm sendo discutidas para solucionar a problemática, dentre elas, a construção de uma subestação para abastecer a região do Distrito Industrial de Alexânia (Dial), por meio de uma parceria formada entre a Celg e empresários locais.
O prefeito Ronaldo Fernandes de Queiroz propôs que os empresários e a Celg façam uma carta de intenção no intuito de que todas as partes envolvidas saibam de suas incumbências e as cumpram. O documento é um meio pelo qual determinada pessoa manifesta de modo formal seu interesse em participar de um programa escolhido.
Autoridades presentes
Diversos empresários e autoridades locais compareceram à audiência pública, dentre elas, outros sete vereadores de Alexânia: Fábio Barbosa, Evandro Cardoso, Edval Monteiro, Edvaldo Rodrigues Farinha, José Ribeiro de Castro, Antônio Naldim Magalhães e José Carneiro de França.
Também estiveram presentes seis secretários municipais de Alexânia: Emerval Crespi Júnior, Nilta Gonçalves Lima, Marcelo Nicolau Pinto, Temístocles Moreira de Souza, Olívia José e Agda Patrícia Alves Cardoso.
O encontro também reuniu o subprefeito do distrito de Olhos D’Água, Mario Luiz, o assistente operacional da Celg D, Rodrigo Almeida, a diretora de Administração da prefeitura de Alexânia, Michele Sardela, a de Contratos e Convênios, Viviane de Lima Ferreira, o gestor administrativo da cidade José Isac Romano, e o chefe de gabinete do prefeito, Francisco de Assis Araújo.