Ícone alego digital Ícone alego digital

Segurança Pública

16 de Junho de 2015 às 17:50
Autoridades da Segurança Pública participam de reunião com deputados nesta quarta-feira, 17. Eles atendem convite do deputado José Nelto.

Em atendimento a requerimento do deputado José Nelto (PMDB), o secretário de Segurança Pública e Administração Penitenciária, Joaquim Cláudio Figueiredo Mesquita, e o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Sílvio Benedito Alves, participam de reunião nesta quarta-feira, 17, às 10 horas, no Auditório Costa Lima da Assembleia Legislativa. A vinda das autoridades foi definida através de requerimento do deputado José Nelto, aprovado em plenário no dia 27 de maio último.

Joaquim Mesquita e Sílvio Alves vão prestar esclarecimentos sobre quais estratégias serão adotadas pelo Governo do Estado de Goiás após o Supremo Tribunal Federal (STF) ter declarado inconstitucional a lei estadual que instituiu o Serviço de Interesse Voluntário Estadual (Simve) na Polícia Militar e no Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás.


“Tem gerado grande instabilidade na população a demissão dos mais de 2,4 mil policiais ligados ao Simve. Com a saída desses militares, a população teme a insegurança. É necessária que as autoridades da segurança pública estadual esclareçam quais medidas serão adotadas para solucionar esse impasse e preservar a ordem pública, a incolumidade das pessoas e do patrimônio estadual”, ressaltou José Nelto.

O deputado disse que não se sabe ainda se o Governo do Estado irá chamar os aprovados que estão em cadastro de reserva do último concurso da PM ou, enquanto eles são treinados, acionar a Força Nacional, como sugeriu o ministro Ricardo Lewandowski, do STF. "Recentemente, o Tribunal de Justiça do Estado de Goiás reconheceu o direito de tais candidatos serem nomeados, contudo a imprensa tem informado que o Estado irá recorrer dessa decisão.”

Nelto disse que vai questionar Mesquita e Alves se realmente o Governo pretende realizar um novo concurso público para a PM. “A gravidade da situação exige que sejam adotadas medidas céleres e eficazes. E essa Casa Legislativa, como legítima representante dos cidadãos goianos, precisa ser oficialmente informada sobre as decisões que serão adotadas nesse caso.”

O líder do Governo, deputado José Vitti (PSDB) também confirmou presença. Vitti afirmou que o intuito da reunião não é apenas discutir problemas relacionados a área, mas também falar dos avanços e índices que merecem destaque. “A intenção é debater sobre segurança pública em suas diversas nuances e falar também sobre o que pode ser melhorado e buscar soluções, mas apontar também os avanços”, justificou.

Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.