Agenda positiva
No encerramento da sessão ordinária desta quarta-feira, o presidente Helio de Sousa (DEM) comentou sobre a agenda positiva que a Assembleia vem cumprindo. Ele destacou fatos como o quórum frequente dos deputados, o que tem permitido o cumprimento em dia da pauta de votações de matérias do Governo e dos deputados.“Tenho orgulho de dizer que votação de projetos está dentro do que estava previsto”, disse.
O presidente citou ainda as atividades das Comissões Técnicas que, segundo ele, têm trabalhado efetivamente. A criação de uma CPI, pela Comissão da Criança e do Adolescente, para investigar a violência contra menores é um exemplo. A CPI pretende apresentar soluções para casos de abuso sexual, adoção irregular e trabalho infantil.
Entre as ações desta semana, Helio de Sousa destacou a realização de eventos, como seminário sobre Pacto Federativo, que foi realizado na Casa e teve a participação de integrantes da Comissão Especial da Câmara Federal como o goiano Alexandre Baldy (PSDB), Hildo Rocha (PMDB-MA) e Sérgio Souza (PMDB-PR), além do vice-governador José Eliton (PP), da senadora Lúcia Vânia e do presidente da AGM, Cleudes Baré (PSDB) e de diversos prefeitos.
O presidente citou também a audiência pública promovida pela CPI da Violência contra Jovens Negros da Câmara dos Deputados, na segunda-feira, 15 e nesta quarta-feira, 17, a reunião para debater questões da Segurança Pública e que contou com as presenças do secretário de Segurança Pública, Joaquim Mesquita, e do comandante geral da PM, coronel Sílvio Benedito.
“Esta Casa iniciou, ainda, uma campanha inédita pela doação de sangue. Tivemos uma primeira etapa em março, na qual tivemos 80 doadores, com 100% de aproveitamento. Hoje, na segunda etapa, já tivemos 130 doadores. Neste momento, Talles Barreto (PTB) pediu licença para se ausentar momentaneamente do Plenário para doar sangue. Temos que ter orgulho do nosso papel, que é o de fiscalizar e legislar. Continuem com essa postura de buscar o melhor para esta Casa. O mandato não nos pertence e, sim, ao eleitor”, disse o presidente aos deputados.