Ícone alego digital Ícone alego digital

Mudanças na composição do Coíndice voltam a ser discutidas na Assembleia Legislativa

18 de Junho de 2015 às 11:04

A exclusão de deputados e prefeitos na composição do Conselho  Deliberativo dos Índices de Participação dos Municípios (Coíndice)   volta a ser discutida na Assembleia Legislativa de Goiás. Designado relator do projeto, o deputado Francisco Jr (PSD) confirma reunião com as partes interessadas para esta quinta-feira, 18, a partir das 14h30.

Francisco Jr revela que já se reuniu previamente com dirigentes da Associação Goiana dos Municípios (AGM), Federação Goiana do Municípios (FGM) e também representantes da Secretaria da Fazenda (Sefaz).

“Já existe um consenso sobre as principais alterações e falta apenas definir os critérios para garantir os direitos e interesses dos municípios na partilha e distribuição justa do ICMS”, explicou o deputado.

Para a reunião de hoje, a ser realizada no gabinete de Francisco Júnior, estão confirmadas as presenças do presidente da FGM, Divino Alexandre, e do secretário executivo da Sefaz, Norton Pinheiro de Almeida. A expectativa é que o projeto seja votado em plenário na próxima semana.

Sem ingerência

A principal mudança na composição do Coíndice diz respeito à exclusão de deputados e prefeitos, mas o líder do Governo, deputado José Vitti (PSDB), esclarece que o objetivo do projeto é retirar a conotação política na redistribuição anual do ICMS devido  aos 246 municípios. “Trata-se de uma questão técnica que não pode  ser contaminada por ingerência política.”

Tanto José Vitti quanto Francisco Júnior deixam claro que os municípios continuarão a ter acesso às discussões sobre os índices  de participação do ICMS. Segundo o relator, a redistribuição passará a ser feita por uma coordenadoria técnica, integrada por  funcionários de carreira, diretamente subordinados ao gabinete da  secretária da Fazenda.

Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.