Projeto de Gustavo Sebba garante presença de acompanhantes em UTI em Goiás
Tramita na Assembleia projeto de lei nº 2097/15, de autoria do deputado Gustavo Sebba (PSDB), que tem o objetivo de garantir a presença de acompanhantes a pacientes na unidade de Terapia Intensiva (UTI) de hospitais, unidades de saúde e maternidades no Estado de Goiás. A matéria foi encaminhada à Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ) para fins de relatoria.
De acordo com a proposta, os acompanhantes poderão ficar junto ao enfermos por um período de quatro horas por dia, quando forem realizados os procedimentos de higienização, tanto do local quanto dos pacientes, e exames de maior complexidade. Ainda segundo o projeto, é necessário que haja acomodações adequadas que permitam a permanência do acompanhante, em tempo integral.
Segundo justificativa da propositura, inúmeros hospitais não fornecem condições mínimas de dignidade humana aos acompanhantes dentro das enfermarias. Para o deputado Gustavo Sebba, “a ciência hoje reconhece o fato de que sentir amado e amparado por alguém favorece uma recuperação mais rápida do paciente, além de dar a ele a possibilidade de apoio afetivo e até espiritual", justificou.