Ícone alego digital Ícone alego digital

Projeto prevê a instalação de painéis de energia solar em prédios públicos

22 de Junho de 2015 às 07:31

Projeto de lei nº 2098/15, de autoria do deputado Luis Cesar Bueno (PT) autoriza o Poder Executivo a instalar painéis de captação de energia solar nos projetos arquitetônicos dos prédios públicos do Estado de Goiás. A matéria foi encaminhada para fins de relatoria na Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ) e, em seguida, deverá passar por duas votações em Plenário.

Segundo a proposta, a instalação de painéis de captação de energia solar fotovoltaica nos projetos arquitetônicos para edificação e/ou reforma destes edifícios tem fins de economia, sustentabilidade e preservação do meio ambiente. Ainda segundo a matéria, a secretaria competente elaborará cronograma para adaptação de todas as unidades estaduais já em funcionamento, de maneira que utilizem desse recurso ecológico.

A justificativa da matéria apresenta o argumento de que, assim como a eólica e a do mar, a energia solar se caracteriza como inesgotável. Além do que, é considerada uma alternativa energética promissora para enfrentar os desafios da expansão da oferta de energia com menor impacto ambiental.

Ainda de acordo com justificação, a energia solar térmica, além de ser uma "geração distribuída" (e, por isso, não provocar demanda por "upgrade" de linhas de transmissão), não requer maiores investimentos governamentais, aumenta a renda média da população assalariada das classes mais baixas (na medida em que o valor da conta de energia elétrica é reduzido) e diminui a demanda por investimentos em novas unidades geradoras de eletricidade.

Para Luis Cesar Bueno, “se a comparação a ser considerada é a termoelétrica, o aquecedor solar ainda pode ser considerado uma alternativa para a redução de emissões de gases ácidos ou poluentes e, consequentemente, contribuir para redução do efeito estufa”.

Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.