Programa Opinião debate violência contra Jovens Negros e Pobres
O Programa Opinião, que entra no ar nessa sexta-feira, 19, na programação da TV Assembleia, recebe o deputado federal e presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investiga a violência contra jovens negros e pobres na Câmara Federal, Reginaldo Lopes (PT-MG) para debater sobre a temática. Participam ainda do debate, mediado pela jornalista Fernanda Cândido, a deputada estadual Delegada Adriana Accorsi (PT) e o representante da pastoral da Juventude, Redelson Tomaz da Silva.
Reginaldo explica que a CPI já está na segunda fase dos trabalhos, sendo que a primeira foi uma etapa de debates com especialistas e núcleos de estudos de várias universidades, afim de conhecer os dados e esclarecer os números da violência contra esse segmento específico em todo o país.
“Agora nessa segunda fase estamos realizando audiências públicas todas as terças e quintas-feiras, convidando para o debate, doze estados. Os seis com maiores índices de violência e homicídio contra jovens negros e pobres e os seis com os menores índices. Depois vamos ouvir os onze Ministérios responsáveis pelo programa Juventude Viva, que desde 2011, faz uma política de enfrentamento a violência e diálogo com a juventude de lugares mais vulneráveis” explicou Reginaldo.
O parlamentar afirmou também que a CPI irá visitar todos os Estados e todas as Assembleias Legislativas do Brasil para debater e buscar parcerias e soluções. “Goiás, infelizmente está no quarto lugar no ranking dos estados mais violentos e com maior número de homicídio de jovens negros e pobres. A cada 100 mil jovens, 87.5 morre vítima de homicídios e só pra se ter uma ideia da gravidade desses dados, acima de 10, já se considera caso de guerra civil. O Brasil possui essas taxas absurdas e não podemos mais aceitar esses indicadores”, relatou
A deputada Delegada Adriana Accorsi, ressaltou a importância do trabalho da CPI e principalmente a atenção de visitar Goiás e trazer esse debate para a Assembleia, para ajudar no combate a essa violência. “Sempre foi meu objetivo principal na minha carreira”, lembrou.
O Programa Opinião vai ao ar hoje na programação da TV Assembleia, que pode ser vista pela canal 08 da NET ou pelo nosso site. O programa continua no ar no final de semana