Ícone alego digital Ícone alego digital

Aquicultura e Piscicultura

25 de Junho de 2015 às 17:04
Deputado Jean discute, em audiência, fortalecimento da Cadeia Produtiva na região da Serra da Mesa. Nesta sexta-feira, 9 horas.

O presidente da Comissão de Agricultura, Pecuária e Cooperativismo da Assembleia Legislativa, deputado Jean (PHS), realiza, nesta sexta-feira, 26, audiência pública que tem como tema “Fortalecimento da Cadeia Produtiva da Aquicultura e Piscicultura” no âmbito do Estado de Goiás. A reunião tem início às 9 horas, no Auditório Solon Amaral.

De acordo com o parlamentar, produtores de Tilápia da região da Serra da Mesa, localizada no Noroeste goiano, estão encontrando problemas de cunho legal para dar continuidade à produção deste peixe. O intuito do encontro é ouvir as demandas dos interessados e as autoridades competentes a fim de que seja criado um diálogo entre eles e, também, para definir diretrizes que solucione os problemas.  

Confirmaram presença no evento as seguintes autoridades: Superintendente da Pesca, Valdeci Mendonça; vice-presidente da Comissão de Aquicultura da Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg), Gustavo Furtado e o presidente da Associação de Piscicultores, Adilon de Souza.

E, também: presidente da Colônia de Pescadores Z-04 e vice-presidente da Cooperpesca, Antônio Machado de Almeida; diretor do Departamento de Planejamento e Ordenamento da Aquicultura em Águas da União (Deau), Cleberson Carneiro Zavaski; zootecnista e doutor em Aquicultura Continental, Paulo Roberto; zootecnista e mestre em Aquicultura  Continental, Guthemberghe Kirk Ribeiro.

Produção

Segundo informações publicadas na mídia, a atividade foi iniciada há cerca de dez anos e teve, inclusive, investimento do Ministério de Pesca e Aquicultura. Uruaçu tem sido um dos principais municípios responsáveis por desenvolver o projeto de piscicultura na região.

Atualmente, o projeto tem 60 tanques-rede com capacidade, cada um, de produção de 500 quilos de peixe em cerca de seis meses. A produção de tilápia gira em torno de cinco toneladas por mês. Ao todo, 30 famílias de produtores da agricultura familiar vivem e dependem exclusivamente dessa atividade.

Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.