Colégios Militares
O deputados estaduais aprovaram durante a votação da Ordem do Dia dessa terça-feira, 30, três projetos de lei oriundos da Governadoria do Estado, além de votarem a derrubada de um veto do Executivo. Foi aprovado em primeira fase de discussão e votação, o projeto nº 2180/15, que dispõe sobre a transformação de oito unidades de escolas públicas estaduais em colégios militares.
Com o intuito de ampliar esse padrão de qualidade, serão transformadas em colégios militares as seguintes unidades de ensino da Secretaria de Educação, Cultura e Esporte:
Em Goiânia – Colégio Estadual Miriam Benchimol; Colégio Estadual Waldemar Mundim; Colégio Estadual Jardim Guanabara.
Aparecida de Goiânia – Colégio Estadual Colina Azul; Colégio Estadual Mansões Paraíso; Colégio Estadual Madre Germana; Colégio Estadual Barbosa Reis.
Senador Canedo – Colégio Estadual Pedro Xavier.
O projeto estabelece o prazo necessário de 30 dias para que a Secretaria de Educação, Cultura e Esporte e o Comando Geral da Policia Militar adotem todas as medidas administrativas para que os Colégios Militares passem a funcionar em sua plenitude.
Ainda, em segunda fase de votação, o projeto nº 2025/15, que institui as Juntas Administrativas de Recursos de Infrações - JARI -, vinculadas ao Departamento Estadual de Trânsito – Detran GO, com os votos contrários dos deputados Ernesto Roller (PMDB), Adib Elias (PMDB), delegada Adriana Accorsi (PT), Renato de Castro (PT), Major Araújo (PRP), José Nelto (PMDB), Isaura Lemos (PC do B) e Luis César Bueno (PT).
E o projeto nº 2263/15, que autoriza a aquisição, mediante doação do Município de Rio Verde, de imóvel destinado a construção de Escolas Técnicas do Programa Brasil Profissionalizado, por meio de convênio a ser celebrado entre o Estado de Goiás, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Científico e Tecnológico e de Agricultura, Pecuária e Irrigação, e o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação - FNDE.
Por fim, os parlamentares derrubaram o veto nº 70, que visava impedir a inclusão, no Plano Rodoviário Estadual, da estrada municipal denominada José Peres de Assis, que interliga a GO-184 à Indústria de Álcool e Açúcar Energética Serranópolis Ltda. A votação foi feita em fase única, com voto secreto, sendo 29 não e 01 sim, para a derrubada do veto.