Ícone alego digital Ícone alego digital

Janela Partidária

06 de Julho de 2015 às 09:23
TV Assembleia debate com Gustavo Sebba e Henrique Arantes a PEC que permite a troca de partidos. A discussão está no ar na emissora.

O estúdio da TV Assembleia recebeu os deputados Gustavo Sebba (PSDB), Henrique Arantes (PTB) e o cientista político e professor da PUC, Silvio Costa para debaterem sobre a PEC que permite a troca de partido sem perder o mandato. Se aprovada no Congresso, deputados federais e estaduais e vereadores terão o prazo de 30 dias após a promulgação da lei para buscarem novos partidos.

Para o cientista político, Silvio, esse desconforto existe entre políticos e partidos há muito tempo. Muitos permanecem até hoje, mesmo contrariados pela ideologia do partido por receio de perderem seu mandato. “Com a janela partidária, políticos terão 30 dias para decidir se permanecem no mesmo partido que os elegeram”.

Durante o debate, intermediado pela jornalista Luciana Martins, os deputados puderam discutir sobre o tema. O deputado Gustavo Sebba, falou que a aprovação da emenda seria mais um impulso para uma pseudo-reforma política no Brasil. “A janela será benéfica, mas não pode virar rotina a cada ano eleitoral”. Falou também que é muito cedo para se falar em desfiliações do PSDB para possíveis disputais municipais em 2016.

Henrique Arantes, filho do autor da emenda, deputado federal Jovair Arantes (PTB), explica que a proposta apresentada é uma emenda aglutinativa e que a criação dessa “janela” de 30 dias para políticos insatisfeitos com seus partidos trocarem de legenda sem perder o mandato é algo pessoal. “Partido político é grupo e não ideologia política”, concluiu o deputado.

Esta edição do programa está sendo exibida pelo canal 8 da Net e também pelo Portal da Assembleia.

Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.