Ícone alego digital Ícone alego digital

Projeto estabelece inclusão curricular de matéria sobre economia na rede pública

10 de Julho de 2015 às 13:54

De autoria do deputado Marlúcio Pereira (PTB), tramita na Assembleia Legislativa projeto de lei n° 2312/15, que determina sobre a inclusão, no currículo escolar da rede pública estadual, a disciplina de “educação financeira e finanças pessoais no ensino fundamental e médio”, e da outras providências.

Em relação a propositura, tem como objetivo promover ao aluno a formação e o estímulo à administração racional dos recursos pessoais. Consideram-se aptos para ministrar a disciplina de “Educação Financeira”, os interessados formados em ciências econômicas, amparados pela legislação vigente.

A disciplina deverá ser aplicada no ensino fundamental e médio, sendo obrigatória e eliminatória, e contará com os seguintes preceitos: Noções básicas de economia, estímulo ao hábito de poupar, formas básicas de investimento e, por último, importância do planejamento de finanças pessoais para o futuro.

Segundo Marlúcio Pereira, a matéria visa introduzir crianças e adolescentes das escolas estaduais de Goiás, no ensino de “Educação Financeira”, buscando orientar os alunos sobre a montagem de um planejamento das finanças pessoais, de modo sustentável. Buscar, ainda, transmitir conceitos básicos de economia, estimulando hábitos de poupança mostrando a importância de poupar e investir no futuro.

Marlúcio considera que o brasileiro não adquiriu a cultura de preparar os filhos para cuidar do próprio dinheiro, e que em diversos países desenvolvidos o jovem recebe desde cedo esse tipo de educação. "A adoção de princípios básicos de planejamento e controle financeiro irá possibilitar o rápido alcance das metas estabelecidas, além de aprenderem a renunciar o consumo imediato".

Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.