Ícone alego digital Ícone alego digital

Júlio da Retífica diz que Código de Ética ampliará ainda mais transparência da Casa

15 de Julho de 2015 às 11:08

Em entrevista à Agência de Notícias da Assembleia Legislativa, o deputado Júlio da Retífica (PSDB) fez um balanço positivo das ações desenvolvidas no primeiro semestre de 2015. Dentre outras atividades realizadas pelo Parlamento goiano, ele destacou a aprovação do projeto de resolução  2081/14, que instituiu o Código de Ética Parlamentar na Casa.

O parlamentar ressaltou a magnitude da iniciativa e disse, ainda, que a aprovação do Código contemplou o anseio de todos os colegas de legislatura. Para Júlio da Retífica, a medida tomada pela Assembleia é uma tendência fundamental e que assegura os preceitos de transparência de uma Casa de Leis.

Ele disse, também, que o Código será uma importante ferramenta para ampliar a fiscalização dos trabalhos desenvolvidos.

O Código

O Código estabelece os princípios éticos e as regras básicas de decoro que devem orientar a conduta dos que sejam titulares ou que ensejam no exercício de mandato de deputado estadual. Regem-se também por este Código o procedimento disciplinar e as penalidades aplicáveis no caso de descumprimento das normas relativas ao decoro parlamentar.

As imunidades, prerrogativas e franquias asseguradas pela Constituição Federal, pela Constituição Estadual, pelas leis e pelo Regimento Interno da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás aos deputados estaduais são institutos destinados à garantia do exercício do mandato popular e à defesa do Poder Legislativo.

O Conselho compõe-se de sete membros titulares e igual número de suplentes, todos com mandato de dois anos, com exercício até a posse dos novos integrantes, salvo na última sessão legislativa da legislatura, cujo encerramento fará cessar os mandatos do Conselho.

Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.