Diabéticos podem ter acesso gratuito a teste de anticorpos
De autoria do deputado Gustavo Sebba (PSDB), presidente da Comissão de Saúde e Promoção Social, tramita na Assembleia Legislativa o projeto de lei n° 2.238/15, que assegura, através do Sistema Único de Saúde (SUS), no âmbito do Estado, o acesso dos diabéticos ao teste de anticorpos anti-GAD (Ácido Glutâmico Descarboxilase), para identificação do tipo específico de diabetes.
Para usufruir deste exame, é preciso que os pacientes com diabetes apresentem o atestado médico comprovando o diagnóstico da doença. Este teste determina se o paciente é insulinodependente, ou seja, somente através desse teste o paciente saberá se o tratamento adequado ao seu tipo de diabetes, deve ser feito à base de insulina.
Segundo Gustavo Sebba, esta proposição tem por finalidade tornar mais acessível o teste aos diabéticos no Estado, através do (SUS). É importante destacar que o SUS, atualmente, só fornece a insulina de forma gratuita para os pacientes insulinodependentes, que devem comprovar tal condição através do teste anticorpos (Anti-GAD), que, contudo, não é oferecido pelo SUS.
O parlamentar enfatiza, no projeto, que a diabetes é um grave problema de saúde pública do nosso País. "E com essa proposição, será permitido que milhões de brasileiros que enfrentam a diabetes possam fazer seu tratamento de forma adequada, otimizando a utilização dos recursos SUS, ao se prescrever o tratamento adequado, proporcionando, uma melhor qualidade de vida a essas pessoas."