Presidente da Assembleia aplaude trabalho do Judiciário no município de Cavalcante
O presidente da Assembleia Legislativa de Goiás, deputado Hélio de Sousa (DEM), em ofício para o corregedor-geral da Justiça de Goiás, desembargador Gilberto Marques Filho, faz Moção de Apoio e Aplausos, pelo trabalho do Poder Judiciário frente ao caso dos calungas, no município de Cavalcante.
O ato foi proposto pelo deputado estadual Jean (PHS) e aprovado em sessão realizada no Plenário da Assembleia Legislativa.
Conforme nota no site do Tribunal de Justiça de Goiás (TJ-GO), nessa segunda-feira, 27, a Corregedoria-Geral da Justiça de Goiás (CGJGO) esteve na comarca em diversos momentos com seus juízes auxiliares para avaliar as denúncias de abusos sexuais contra menores calungas; com o programa Atualizar; com a equipe de inspetoria e com a Interprofissional Forense, que, pela Portaria nº198/2015, tem o objetivo de desenvolver ações de prevenção.
No mês de agosto será realizada uma série de ações na comarca, entre elas trabalho de orientação e prevenção nas escolas, distribuição de cartilhas educativas contra o abuso sexual e audiência pública no dia 13 de agosto, no Vão de Almas, além da articulação e fortalecimento da Rede de Proteção contra o abuso sexual de crianças e adolescentes.
A propósito, a Assembleia Legislativa instalou uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar casos de abuso sexual, exploração do trabalho infantil e adoções irregulares, no âmbito do Estado de Goiás.
A criação dessa CPI, proposta pelo presidente da Comissão da Criança e Adolescente (CCA), deputado Carlos Antonio (SD), teve como principal motivação as recentes ocorrências de abusos contra menores registradas na comunidade calunga, no município do Norte goiano de Cavalcante.