Ícone alego digital Ícone alego digital

Bicicletas

16 de Maio de 2016 às 10:34
Crédito: Design/Alego
Bicicletas
Exposição de Bicicletas Antigas
A história da bicicleta é tema de exposição na Assembleia. Com organização do Clube de Bicicletas Antigas a mostra inicia nesta quarta-feira, 18.

O Projeto Terça Cultural, promovido pela Seção de Atividades Culturais da Assembleia, promoverá, durante esta semana, a exposição de bicicletas pelo Clube de Bicicletas Antigas de Goiás (Biango). A abertura do evento acontece nesta quarta-feira, 18, às 14 horas.

O idealizador do Biango é Reginaldo Gomes Matias, colecionador de bicicletas. Ele conta que a ideia de criar um clube de bicicletas antigas se intensificou há quatro anos. “Em um encontro de veículos antigos no Mercado Aberto, no Centro de Goiânia, eu tive a oportunidade de conhecer outras pessoas que pactuavam da mesma paixão pela história e designer das nossas queridas magrelas”, contou.

A exposição contará com 20 tipos antigos de bicicletas ofertadas por 5 expositores. De acordo com Reginaldo Gomes, o projeto não é apenas um hobbie, mas uma forma de preservar a memória e os costumes de uma época e, consequentemente, contribuir com a história.  

A invenção da bicicleta

A primeira versão da bicicleta com pedais, muito parecida com as atuais, foi inventada na França em 1860 por Pierre Michaux, que em 1865 montou a primeira fábrica de bicicletas do mundo, a Biciclos Michaux. A invenção impulsionou a indústria da bicicleta pela sua eficiência e versatilidade, encantando os ricos da época.

No Brasil, as primeiras bicicletas chegaram entre 1850 e 1870 na capital do Império, Rio de Janeiro. Imigrantes de origem alemã, italiana e suíça, que começaram a chegar no Sul do Brasil a partir de 1850, também podem ter trazido na bagagem algumas magrelas. Em 1896, São Paulo ganhou o primeiro velódromo da América do Sul.

Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.