Ícone alego digital Ícone alego digital

Homenagem aos professores

07 de Novembro de 2018 às 21:30
Crédito: Sérgio Rocha
Homenagem aos professores
Dep. Virmondes Cruvinel presta homenagem a professores em sessão especial
Por iniciativa do deputado Virmondes Cruvinel (PPS), o Plenário da Assembleia Legislativa foi palco, na noite desta quarta-feira, 7, de sessão solene em homenagem a 72 professores, gestores municipais e nomes da Educação estadual.

Por iniciativa do deputado Virmondes Cruvinel (PPS), o Plenário Getulino Artiaga da Assembleia Legislativa foi palco na noite desta quarta-feira, 7, de sessão solene extraordinária em homenagem ao Dia dos Professores. A ocasião contou 72 homenageados, entre os quais estavam professores, gestores municipais, dirigentes escolares e outros importantes nomes da Educação no Estado de Goiás.

Além do deputado Virmondes, que presidiu os trabalhos da sessão, a mesa da solenidade foi composta pelo superintendente de Ensino Fundamental da Secretaria de Educação, Cultura e Esporte do Estado de Goiás (Seduce/GO), Luciano Gomes de Lima, que representa, na ocasião, o governador José Eliton (PSDB); e pelo presidente do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), conselheiro Joaquim Alves de Castro Neto.

Também com eles estiveram: o assistente militar da Alego, coronel Benito Franco; o comandante e diretor do Colégio Militar Polivalente Modelo Vasco dos Reis, tenente coronel Thélio Alexandre Araújo Amorim; o comandante e diretor do Colégio Estadual da Polícia Militar Unidade Jardim Guanabara, major Cremildo da Silva Santos; e o chefe da Divisão de Ensino do Colégio Militar Major Oscar Alvelos, major Adely Henrique de Souza.

E ainda: o comandante e diretor do Colégio da Polícia Militar Miriam Benchimol Ferreira, capitão Neidmar da Silva Camilo; o comandante e diretor do Colégio da Polícia Militar Madre Germana, capitão Itamar Rodrigues Silva; o prefeito do município de Bonfinópolis, José da Luz Paulino Oliveira; e a primeira-dama do município de Piranhas, Adrielle Pátila.

A abertura do evento contou com a execução do Hino Nacional, que foi cantado pela professora Marta Cardoso com acompanhamento do pianista Helieber Ferreira, também professor.

Mais adiante, após Virmondes Cruvinel ter proferido seu discurso de abertura da solenidade, foi iniciada a entrega dos 72 certificados do Mérito Legislativo aos homenageados da sessão. Para ver lista completa dos nomes, clique aqui.

Discursos

Ao abrir os discursos da sessão, o deputado Virmondes Cruvinel (PPS) declarou seu reconhecimento e gratidão aos professores homenageados. Ele também lembrou projetos e bandeiras levantadas em prol da luta pela defesa e valorização da Educação no Estado.

Dentre os projetos recentemente propostos pelo parlamentar e por ele mencionados na corrente sessão, estavam os de nº 4693/18e nº 4694/18. O primeiro dispõe sobre princípios, prazos e demais atos necessários para a tramitação responsável e ágil de processos relativos à vida funcional dos servidores da educação pública do Estado de Goiás. O segundo, por sua vez, estabelece medidas e procedimentos para os casos de violência contra profissionais da educação ocorridos no âmbito da rede pública estadual de ensino.

“Esse é um momento de reflexão sobre o momento que vivemos e também sobre o futuro que queremos. Para além das nossas famílias, o professor é a referência que precisamos, pois ele promove transformações pelo conhecimento. Que vocês continuem seguindo essa grande tarefa de ensinar e educar”, completou o parlamentar.

Na sequência o público presente prestigiou apresentação musical do coral de estudantes do Colégio Estadual da Polícia Militar do Estado de Goiás, que esteve sob a regência do professor Lucas Torres.

Segundo a fazer uso da palavra, o professor Edmar José Carneiro, diretor do Instituto Gustav Ritter, subiu à tribuna para falar em nome dos homenageados da noite. Na ocasião, ele destacou o potencial da educação enquanto arte capaz de transformar o mundo.

“Ensinar é uma missão que nos desafia diariamente. Uma missão nem sempre fácil, mas prazerosa, porque é capaz de transformar tudo que parece impossível, uma vez que pelas nossas mãos passam jovens que vão construir o futuro da nação”, iniciou.

E continuou dizendo que o ensino seria, para ele, a maneira mais amorosa de mudar o mundo que vivemos. “Ele (o conhecimento) não tem portas, mas grandes janelas pelas quais se pode ir mais longe do que se imagina. Ensinar é a maior das artes. Ninguém é capaz de aprender qualquer coisa sem um grande professor ou professora. Não há nada mais libertador que o conhecimento”, concluiu.

Ao final de seu discurso, o diretor dedicou, como presente aos homenageados, nova apresentação musical de Marta Cardoso e Helieber Ferreira.

Dia do professor

O Dia dos Professores é comemorado, no Brasil, em 15 de outubro. Nesta data, em 1827, o Imperador Dom Pedro I baixou um Decreto Imperial criando o Ensino Elementar no Brasil. Este ficou conhecido, na época, como “Escola de Primeiras Letras”, o qual, traduzindo para os dias de hoje, seria análogo ao Ensino Fundamental.

A partir de então todas as cidades deveriam contar com unidades escolares próprias. Além disso, o decreto, que não chegou a ser efetivamente cumprido, na época, tratava ainda de assuntos referentes à descentralização do ensino, ao salário dos professores, às matérias básicas que todos os estudantes deveriam aprender e até mesmo à forma de contratação dos docentes.

Já a comemoração referente ao Dia do Professor viria a ser celebrada, no entanto, somente a partir de 1947, ou seja, 120 anos após o decreto. A inclusão da data no calendário oficial no Brasil, iria se dar, por sua vez, mediante o Decreto Federal nº 52.682, de 14 de outubro de 1963. Desde então, o dia 15 de outubro é oficialmente considerado feriado escolar em todo o território nacional.    

Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.