Ícone alego digital Ícone alego digital

A trajetória de Nasr Chaul

19 de Dezembro de 2018 às 10:00
Crédito: Ruber Couto
A trajetória de Nasr Chaul
Entrevista com Nasr Chaul
TV Assembleia exibe documentário sobre a vida e a obra de Nasr Chaul. A produção mostra a contribuição do historiador, letrista, gestor cultural, doutor pela Universidasde de São Paulo e membro da Academia Goiana de Letras para vida cultural de Goiás na atualidade.

A TV Assembleia está exibindo em sua programação o documentário sobre a vida e obra do professor, historiador, letrista, gestor cultural e membro da Academia Goiana de Letras (AGL) Nasr Chaul. O curta explora sua importância no crescimento e fortalecimento da cultura e da área acadêmica goiana, bem como sua conquista da cadeira de nº 3 da AGL, além de falar um pouco das realizações e influências de Chaul.

Natural de Catalão (GO), Nasr Chaul nasceu em 30 de maio de 1957, filho de Rômulo Chaul e Esmeralda Fayad. Cursou direito e em seguida se graduou e fez mestrado em História, na Universidade Federal de Goiás (UFG), onde atuou como professor e coordenador. Realizou seu doutorado na Universidade de São Paulo (USP) em 1991. Foi presidente da Agência Goiana de Cultura (Agepel) por quase uma década, e gestor do Centro Cultural Oscar Niemeyer (CCON). Além disso, é autor de diversos livros, artigos de jornal, artigos científico e compositor, tendo realizado parceria com nomes da música estadual e nacional.

No documentário, Nasr Chaul fala um pouco da infância, e da constante mudança de cidades do interior do Estado, dada a profissão do pai, juiz. Como sua mudança para a Capital Federal, Brasília, abriu um mundo de possibilidades e influências para absolver, e como foi sua volta à Goiânia, com a aposentadoria de seu genitor.

Música

“Goiânia refletiu de forma importante na minha vida, sendo até tema da minha dissertação de Mestrado na UFG – A Construção de Goiânia e a transferência da Capital. Foi nessa época que conheci alguns dos mais importantes parceiros na música, como Otávio Daher, Fernando Perillo, Gustavo Veiga e outros. Desse contato com a música, levou a outras paixões e influências como a literatura, as artes plásticas, a dança e o teatro. Isso tudo foi um patamar fundamental da minha criação”, contou à TV Assembleia.

O cantor Fernando Perillo lembrou que essa parceria com Chaul foi uma feliz coincidência, uma vez que ambos queriam colocar Goiás como tema das canções. “Na década de 70 nós dois queríamos criar músicas cosmopolitas, mas que refletissem essa base goiana, que servia de inspiração”, contou.

Cultura

Em 2000, Nasr Chaul assumiu a presidência da Agepel e ajudou a cria as agendas culturais mais importantes e relevantes do Estado, até hoje. Entre suas maiores criações estão o Festival de Vídeo e Cinema Ambiental (Fica); o Canto da Primavera, voltado para música; a Bienal do Livro; A Mostra Nacional de Teatro de Porangatu (Tenpo); além do próprio Centro Cultural Oscar Niemeyer.

O professor da UFG Lisandro Nogueira explica: “Chaul teve uma importância enorme no desenvolvimento da área da cultura em Goiás, como gestor público e na implantação de políticas culturais que permanecem após 20 anos, isso, graças as suas três facetas: Professor/historiador, Gestor Cultural e Letrista”.

Lisandro lembra ainda que Chaul o ajudou a criar o Cine Cultura e o Café de Ideias, esse último, trazendo uma dimensão de debates enormes para Goiânia com grandes nomes. “Trouxemos esse ano a Monja Coen Rōshi, num evento para mais de 3 mil pessoas no CCON. Já trouxemos outros nomes importantes, como a filósofa Marilena Chauí e o escritor e doutor em filosofia Luis Felipe Pondé. Ou seja, todas as vertentes do pensamento atual, num evento criado por nós e debatendo com a sociedade”, enfatizou.

Academia de Letras

Nasr Chaul contou ainda para TV Assembleia sobre a eleição para a cadeira de nº 3 da Academia Goiana de Letras, e como isso foi um coroamento de toda sua dedicação, trabalho e produção ao longo da vida: “Tanto na história, quanto na música, artigos e publicações em jornais resultaram nessa eleição. É uma recompensa enorme do meu trabalho e me sinto muito lisonjeado e orgulhoso”.

Documentário

O curta se encerra com Chaul em casa, ao lado da esposa Jacirene Ayres Chaul, contando um pouco da musa inspiradora, seu processo criativo e a ênfase que dá à família. Pai e marido atencioso, que vê o seu familiar como importância maior da vida.

O documentário poderá ser assistido no canal 61.2 da TV aberta, pelo canal 8 da Net ou pelo site, link aqui.

Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.