Deputado Helio de Sousa diz que é preciso fazer alterações que melhorem o SUS
Ao fazer uso da palavra durante audiência que debate, na Assembleia Legislativa do Estado de Goiás, que debate regulação das vagas no sistema de Saúde Pública, o deputado Helio de Sousa (PSDB) destacou que o que se discute na oportunidade é um assunto polêmico e referente ao Sistema Único de Saúde (SUS), filho da Constituição de 1988, portanto com 30 anos de existência.
O deputado — médico e ex-secretário estadual de Saúde — disse que há muito o que se comemorar sobre o SUS desde seu surgimento, mas que também chegou a hora de promover algumas mudanças. “E essas mudanças devem acontecer dentro daquilo que o ordenamento jurídico permite, seja nos municípios, no Estado ou no Congresso Nacional”, destacou.
Helio de Sousa apontou que é apenas retórica o que diz a Constituição, onde aponta que Saúde é um direito de todos e obrigação do Estado. “O Estado não dá conta porque o Estado somos nós. Então quem tem dinheiro procura um plano de saúde privado, porque sabe que dentro do que temos hoje, e pelos altos valores de custeio, impossível ser bem atendido na saúde pública.”
O deputado observou ainda situações como, por exemplo, do Seguro de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Vias Terrestre (DPVAT). “É um vilão que recebe bilhões em recursos do contribuinte e praticamente repassa somente 10% para o sistema de saúde. Ele aproveita a estrutura de Estados e municípios, é atendido e praticamente não paga nada”, alertou o parlamentar.
A audiência é uma iniciativa do deputado Gustavo Sebba (PSDB) e está em curso na manhã desta sexta-feira, 28, no Auditório Costa Lima.