Na tribuna, Gustavo Sebba questiona quantidade de vagas disponíveis para leitos de UTI no Estado

28 de Junho de 2019 às 16:06

Primeiro a discursar durante a discussão de matéria na sessão extraordinária desta sexta-feira, 28, o deputado Gustavo Sebba (PSDB) aproveitou seu tempo na tribuna para tratar de um problema tido por ele como grave no Estado: Saúde pública.

“Tivemos hoje pela manhã uma audiência pública para debater a regulação de vagas na Saúde do Estado. Contamos com a presença de secretários, gestores municipais de mais de 51 cidades; foram mais de 200 pessoas presentes nessa audiência. Contamos também com a presença dos secretários municipal e estadual de Saúde, além de outras autoridades”, considerou o parlamentar na tribuna.

Ele disse que essa mobilização serviu para mostrar o “reconhecimento dos problemas que temos hoje em relação às vagas nos hospitais”. “Crianças e adultos estão morrendo por falta de vagas nas UTIs diariamente”.

Para o parlamentar, também há “uma discrepância muito grande” em relação ao número de vagas nos leitos de UTIs e os números registrados no site da SES-GO. “Esses números são fictícios. É algo virtual”, denunciou.

Por fim, o parlamentar questionou para onde estão indo os recursos destinados ao Estado pelo Sistema Único de Saúde (SUS). “São recursos carimbados para o pagamento de leitos de UTI. Ele não pode ser desviado para outros fins. Por pior que seja esse repasse do SUS, ele é destinado a uma causa específica e não tem chegado a seu destino. (...) Quanto vale a vida de nossos familiares?“, indagou, por fim.