Escola do Legislativo promoveu palestra sobre organização da rotina de teletrabalho nesta quarta-feira, 2

02 de Setembro de 2020 às 13:50
Crédito: Divulgação (Print de tela)
Palestra online: "Rotina, bem-estar e teletrabalho"

A Escola do Legislativo da Casa de Leis goiana realizou na manhã desta quarta-feira, 2, a palestra online “Rotina, bem-estar e teletrabalho”. A aula foi ministrada via perfil do Instagram da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) com o objetivo de destacar o papel essencial do planejamento das atividades no contexto atual, principalmente em função da pandemia da covid-19, que trouxe como uma das consequências várias alterações na rotina de trabalho.

A palestra foi ministrada pela professora e servidora da Alego Márcia Helena Reis da Silva. Ela é pedagoga, pós-graduada em Docência Universitária e Executivo em Liderança e Marketing. Também é master coach e palestrante. A aula foi mediada pela chefe da Seção Pedagógica da Escola do Legislativo, Katianne de Sousa Almeida.

Katianne explicou que a palestra está dentro do projeto EaD Legislativo Conecta. “São lives que a Escola está fazendo para capacitação. Antes os cursos eram exclusivos para os servidores da Casa e, agora, também estão abertos para a comunidade. Uma forma de capacitação externa”, tratou.

No debate, foram abordados temas como planejamento e cumprimento da nova rotina no mundo do trabalho; equilíbrio entre corpo, mente e espírito; competência digital para geração de resultados. Além disso, foi debatida também a conciliação de papéis diversos num mesmo ambiente.

“Estamos vivendo em meio à pandemia, e antes nossa vida funcionava de forma definida, pois já tínhamos uma rotina. De repente nosso mundo foi modificado. Agora, vários papéis estão funcionando no mesmo ambiente”, disse Márcia Helena. Ela exemplificou como é possível estabelecer limites entre os familiares em relação à rotina de trabalho de cada um. “Em minha casa, criamos plaquinhas para organizar o trabalho com dizeres como: ‘Entrada proibida, estou trabalhando ou estou em reunião’. Repensamos o que fazer para evitar conflitos entre nós. O planejamento das ações é muito importante para não deixar a produtividade cair.”

A palestrante lembrou que os espaços foram tão invadidos que a questão é como fica a saúde mental das pessoas. Um dos problemas do teletrabalho, aponta, é não desligar do trabalho, porque ele está dentro de casa quase que 24 horas. "É por isso que a necessidade de se organizar se faz tão presente. É preciso fazer um movimento de cuidar da alimentação, tirar horário para fazer alongamentos e exercícios. Há muitas pessoas que não estão saindo de casa nem para fazer caminhada, então é preciso cuidar dentro de casa mesmo para não ficar com dores. O teletrabalho traz essas consequências pois ficamos muito tempo sentados.”

Márcia destacou que, para que a produtividade possa ser alcançada com sucesso, é preciso cuidar do corpo, da mente e do espírito. “É preciso parar e cuidar da mente e relaxar. Olhe para você. Não gosto de dar regras, pois cada um tem seu próprio ritmo. Então, observe o que você gosta de fazer para que seu corpo e mente lhe agradeçam. Ver um filme, fazer um lanche com a família, ler um livro. O que for melhor para que desligue a mente do trabalho.”

A palestrante também abordou o choque que algumas pessoas tiveram para se adaptar com o trabalho no meio digital. Se os jovens já nasceram dentro do digital — observou Márcia —, para eles é muito mais simples. Já os mais velhos, que se viram na contingência de ir para o teletrabalho, têm mais dificuldade para se adaptar às novas exigências. "Mas isso não impede de se esforçarem para crescer nesse novo ambiente. Olhar para nossas vulnerabilidades nos torna mais fortes”, explicou.

Ela ressaltou a importância de as pessoas se abrirem para aprender a usar as novas plataformas. “Mesmo que não dominemos 100% as novas mídias, nós precisamos buscar nos aperfeiçoar dentro de nossas vulnerabilidades. Temos que entender esse movimento e respeitá-lo. Se você precisa ficar em casa isolado, use esse tempo para aprender a se respeitar e respeitar o outro”, destacou.

Os participantes da atividade que queiram emissão de certificado devem enviar uma captura de tela (print) da live e encaminhar a imagem, bem como o número de matrícula (para servidores da Alego) e nome completo, para o e-mail da Escola: certificadoescola@al.go.leg.br. Devem ser especificados o tema da palestra, visando confirmar a participação para receber o certificado do curso.

Agência Assembleia de Notícias