Aprovado em 2ª votação projeto que transforma agente prisional em policial penal
Com 25 votos a favor e nenhum contra, o Plenário da Assembleia Legislativa aprovou, em segunda fase de votação, o projeto de lei nº 7676/21, oriundo da Governadoria. A matéria transforma o cargo de agente de segurança prisional em cargo de policial penal.
A redação do projeto esclarece que serão mantidos os dispositivos legais vigentes quanto às atribuições, aos deveres, aos direitos, às vantagens e às responsabilidades aplicáveis aos agentes de segurança prisional.
De acordo com a proposta do Governo, a edição da lei específica da carreira da Polícia Penal, as atribuições, os deveres, os direitos, as vantagens e as responsabilidades dos policiais penais obedecerão à legislação aplicável aos agentes de segurança prisional e que não haverá impacto financeiro, por se tratar de mera alteração da nomenclatura do cargo, sem qualquer repercussão no valor de seus subsídios, no seu regime jurídico e no seu quantitativo atual de cargos.
A matéria, aprovada durante a Ordem do Dia da sessão ordinária híbrida desta terça-feira, 19, segue, agora, para sanção do governador Ronaldo Caiado (DEM).