Delegada Ana Scarpelli é a entrevistada da edição do programa Alego Mulher que vai ao ar na noite desta quarta-feira
O programa Alego Mulher chega em sua oitava edição nesta quarta-feira, 29, com temática voltada à campanha "Sinal Vermelho" e o combate à violência contra a mulher. Para falar a respeito, a jornalista Fernanda Cândido recebeu a delegada Ana Scarpelli, titular da primeira Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (DEAM).
Na entrevista, a profissional relatou o trabalho realizado pela especializada e destacou a importância da denúncia. “Historicamente, a violência doméstica sempre foi algo muito presente, mas muito enraizado, também. Em diversos contextos, nem se percebia a violência doméstica como uma violência”, enfatizou.
“Por esse motivo, a gente precisa transmitir que as mulheres não estão desamparadas, mas elas devem notificar às delegacias, pois é um crime que muitas vezes acontece entre quatro paredes e que, se não tiver uma notícia da vítima ou de pessoas próximas, a gente não tem como agir”, salientou a delegada ao evidenciar a necessidade das denúncias para que os casos de violência doméstica contra as mulheres possam ser apurados com a celeridade na qual requerem.
Para Scarpelli, as bases patriarcais existentes contribuem para o entendimento de desamparo da mulher, de gênero que, segundo ela, sempre foi entendido como de papel menos importante na sociedade. “Não é à toa que a gente teve o voto feminino posterior, que precisamos de uma lei que garanta os direitos da mulher e que existe uma tipificação sempre crescente para poder proteger um grupo que, de fato, historicamente, é vulnerabilizado”, pontuou.
A entrevista, em sua íntegra, será exibida após a edição das 21 horas do Alego News, pela TV Assembleia (canais 3.2 da TV aberta, 8 da NET Claro e 7 da Gigabyte Telecom), no site oficial do Parlamento estadual e, ainda, pelo canal do Youtube.