Ícone alego digital Ícone alego digital

Sessão desta 4ª-feira, 14, tem 30 projetos parlamentares em pauta

14 de Junho de 2023 às 08:00
Crédito: Carlos Costa
Sessão desta 4ª-feira, 14, tem 30 projetos parlamentares em pauta
Plenário
Os deputados estaduais se reúnem em sessão ordinária deliberativa hoje, às 15 horas, com 30 processos legislativos de autoria dos próprios parlamentares na Ordem do Dia. São 6 proposições a serem deliberadas em 2ª votação, 10 em 1ª votação, além de 14 proposições com parecer favorável da CCJ. Não há projetos da Governadoria previstos. A sessão será transmitida ao vivo pela TV TV Alego (canais 3.2 da TV aberta, 8 da NET Claro e 7 da Gigabyte Telecom), no site portal.al.go.leg.br e pelo canal do Youtube.

A Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego) realiza nesta quarta-feira, 14, a quarta sessão deliberativa da semana e a segunda em caráter ordinário. Com início às 15 horas, a reunião será realizada em sistema híbrido, com parte dos parlamentares no plenário Iris Rezende, do Palácio Maguito Vilela, e outra parte de forma remota.

Em pauta, estão 30 processos legislativos oriundos exclusivamente de iniciativas parlamentares. São seis proposições aptas a serem deliberadas em segunda votação, dez em primeira votação, além de 14 proposições parlamentares com parecer favorável da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ). Não há proposições da Governadoria previstas para votação na Ordem do Dia.

O destaque para votação definitiva é o projeto de lei nº 3964/20, de autoria do deputado Talles Barreto (UB). A matéria propõe homenagem ao jornalista Washington Novaes, bacharel em Direito pela Universidade de São Paulo (USP), especialista em meio ambiente e ex-secretário de Meio Ambiente Ciência e Tecnologia do Governo do Distrito Federal. O texto sugere a inclusão do nome do jornalista, que morreu em 2020, na denominação do Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (FICA).

Outras propostas em destaque para a segunda discussão e votação incluem a denominação de um centro de atenção ao diabético, a oficialização do pastelinho da cidade de Goiás como patrimônio cultural e imaterial goiano, a declaração do município de Itaguari como capital goiana da Folia de Reis, a instituição da Política Estadual de Mobilidade Sustentável (PEMS) e a obrigação de implementação de máquinas adaptadas para pessoas com deficiência pelas empresas operadoras de cartões de crédito e débito.

Em fase de primeira discussão e votação, propostas contemplam a conscientização da apraxia (disfunção cerebral que dificulta os movimentos), a denominação de uma Coordenação Regional de Educação (CRE) em Inhumas, a instituição de Iporá como a capital nacional dos muladeiros, a inclusão de eventos culturais no calendário de Goiás e a conscientização e prevenção dos males causados pelo uso intensivo de tecnologia por bebês e crianças, entre outros.

Para as proposições com parecer favorável da CCJ, são previstas a instituição da semana de conscientização da Síndrome do Ovário Policístico, a conferência de títulos de cidadania e a inclusão de eventos culturais no calendário de Goiás.

Para mais informações sobre as matérias já constantes da Ordem do Dia para a sessão ordinária desta quarta-feira, 14, consulte a pauta prévia.

Sessões ordinárias

As sessões ordinárias constituem o calendário anual de trabalho legislativo e possuem a Ordem do Dia previamente designada, ou seja, têm uma pauta de votação. São realizadas normalmente às terças, quartas e quintas-feiras e compõem-se das seguintes fases: Abertura, onde são feitas apresentações de matérias e demais comunicações parlamentares; Pequeno Expediente; Grande Expediente; e a Ordem do Dia.

Para garantir a transparência, o Legislativo goiano transmite, ao vivo, todas as sessões, e a população pode acompanhar os trabalhos pela TV Alego (canais 3.2 da TV aberta, 8 da NET Claro e 7 da Gigabyte Telecom), pelo site oficial do Parlamento estadual (portal.al.go.leg.br) e, ainda, pelo canal do Youtube. Dessa forma, a população tem a oportunidade de acompanhar as discussões e votações de todas as matérias em pauta.

A Ordem do Dia, que é a fase mais importante da sessão, envolve a discussão e votação das matérias em destaque. Cada projeto de lei é analisado e debatido pelos deputados antes de ser votado. Esse momento é crucial para a democracia, pois é quando os parlamentares têm a oportunidade de defender suas proposições, ou argumentar contra as matérias das quais discordam.

As decisões tomadas na Assembleia Legislativa têm impacto direto na vida da população. Por isso, é fundamental que os cidadãos acompanhem o trabalho dos parlamentares e participem das decisões, dando a sua opinião e, assim, contribuindo para o aprimoramento da democracia.

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.