TV Alego exibirá duas edições do programa Ação Parlamentar. Os entrevistados são Antônio Gomide e Major Araújo

Vão ao ar nesta sexta-feira, 23, duas edições do programa Ação Parlamentar inéditas. Às 21 horas será exibida a entrevista com o deputado Antônio Gomide (PT) e às 21h30, a do deputado Major Araújo (PL). Na oportunidade, Gomide destacou, entre outros assuntos, a atuação de três frentes parlamentares, a da Universidade Estadual de Goiás (UEG), da Chapada dos Veadeiros e da Biodiversidade do Cerrado.
Deputado Antônio Gomide
Além de destacar as ações das frentes parlamentares citadas acima, o deputado comentou sobre sua atuação na Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ), Comissão de Meio Ambiente e Recursos Hídricos e na Comissão Tributação, Finanças e Orçamento. Ele ressaltou temas importantes debatidos pelo colegiado, como a preservação da Chapada dos Veadeiros e a proteção do Cerrado no estado de Goiás.
Gomide afirmou que o desmatamento tem aumentado na região do Centro-Oeste. Ele enfatizou que a Assembleia Legislativa pode pleitear uma parceria com a Universidade Federal de Goiás (UFG) para tentar desenvolver estratégias eficientes no combate ao desmatamento no estado. “A Alego pode se organizar para que nós possamos colocar esse tema tão importante, que é o meio ambiente, principalmente na defesa do Cerrado para garantir a existência futura desse grande bioma em Goiás”, comentou.
O legislador reforçou a necessidade da UFG, em conjunto com a Alego, ter investimentos no ramo da tecnologia para criar um observatório que possibilite o monitoramento em tempo real da biodiversidade de Goiás. O parlamentar também afirmou que é preciso investir na UEG, com o intuito de buscar o crescimento e a autonomia para garantir o seu acesso gratuito a todos. “Nós entendemos que é de muita importância trazer o prestígio da universidade para dentro da Casa de Leis, para buscar trazer essa vontade de crescimento e proporcionar novos vestibulares, garantindo a autonomia administrativa e financeira assegurando que a UEG seja uma universidade pública, gratuita e de qualidade”, pontuou.
Antes de finalizar o tema, Antônio ressaltou que é preciso devolver os 2% que eram destinados à UEG, conforme foi estabelecido no art. 158 da Emenda Constitucional nº 59, de 02 de maio de 2019. “Temos o dever de devolver essa tranquilidade financeira e também fazer com que a universidade não tenha nenhuma intervenção do Estado”, declarou o deputado.
Durante a entrevista com o jornalista Murilo Santos, o parlamentar falou sobre a importância do papel do legislador para poder representar de forma eficiente a população. “Estamos aqui cumprindo o papel daquelas pessoas que não são os legisladores, mas que depositaram seu voto no deputado que escolheram para acompanhar e fiscalizar o dinheiro público”, comentou.
Ele também ressaltou que a população precisa de qualidade de vida, comida, educação e saúde para seus familiares. Ao finalizar a entrevista, o deputado agradeceu à TV Alego pela oportunidade de enfatizar para a população sobre o seu papel como parlamentar na busca de promover ações democráticas que possibilitem a convivência da sociedade com a Casa de Leis.
Deputado Major Araújo
A TV Alego também entrevistou o deputado Major Araújo (PL). Durante a entrevista, o parlamentar falou sobre a propositura referente a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO). “No ano passado, a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) não reservou recursos para o pagamento da data base, então o Governo precisa se organizar para se adequar à lei orçamentária”, enfatizou.
O deputado comentou também sobre os projetos que vem trabalhando durante o seu mandato. Ele destacou a matéria que dispõe que o 13º salário seja pago no aniversário do funcionário público visando fracionar a folha de pagamentos dos servidores públicos e otimizando os gastos do orçamento do poder público. “Eu particularmente considero esse projeto uma conquista muito importante, pois essa propositura ajudará na organização do orçamento do Estado”, ressaltou.
Araújo esclareceu também que não defende somente os servidores de Segurança Pública, mas toda a categoria de servidores públicos. “Eu não deixo de defender toda a categoria de servidores, lembro que quando rompi com o governo do Marconi Perillo foi por causa da medida que colocou fim à titularidade dos professores. Foi um projeto muito polêmico e os professores do estado inteiro entraram em greve. E ainda, assim, a categoria acabou perdendo esse direito que era destinado aos profissionais da educação”, disse.
O legislador enfatizou também que as forças de segurança vêm fazendo um trabalho essencial para cumprir o papel de proteger a população nas ruas da Capital. Ele disse que tem o objetivo de restaurar o ânimo desses profissionais para poderem cumprir o seu papel de defender a sociedade. “Como esses policiais militares exercem um sacrifício extremo de proteger a população, o Governo tem o papel de remunerar bem esse profissional e reconhecer o seu esforço diante da sociedade”, afirmou.
Major Araújo ainda esclareceu que os policiais precisam de incentivo do Estado e que essa mudança é muito importante para o andamento das operações. “O poder público tem que entender que o policial executa a função muito arriscada na sociedade, por isso essas pessoas devem receber as horas extras conforme o seu salário”, disse.
Ao final da entrevista o deputado destacou que o trabalho do parlamentar é buscar esforços e utilizar as ferramentas democráticas para fazer com que a sociedade tenha também conhecimento do trabalho dos legisladores.
As transmissões das duas entrevistas serão realizadas pela TV Assembleia (canais 3.2 da TV aberta, 8 da NET Claro e 7 da Gigabyte Telecom) e, ainda, pelo canal do Youtube.