Ícone alego digital Ícone alego digital

Bia de Lima elogia comitiva goiana em viagem à China e comenta recomendação do MP sobre pautas da educação em Goiás

22 de Junho de 2023 às 15:30

Na tribuna da Alego, em pronunciamento durante o Pequeno Expediente desta quinta-feira, 22, a deputada Bia de Lima (PT) fez elogios à visita do deputado Veter Martins (Patriota) à China, destacando a busca por recursos para Aparecida de Goiânia junto ao Banco do Brics, na figura da ex-presidente da República e atual presidente do banco, Dilma Roussef. A parlamentar também fez menção à presença do vice-governador, Daniel Vilela (MDB), na mesma comitiva pela prospecção de recursos para o país. A petista afirma que os recursos em pauta trarão investimentos importantes, em especial para a mobilidade urbana da região do Entorno do Distrito Federal. Ela lembra as dificuldades e desafios para o trabalhador da região, comentando uma possível solução à questão, o BRT (da sigla em inglês Bus Rapid Transit – Trânsito de Ônibus Rápido, em tradução livre). “O modal para os BRTs está sendo discutido pelo vice-governador, e esperamos que obtenha êxito”, argumentou.

Em seguida, Bia de Lima cumprimentou o Ministério Público, na figura da promotora Maria Bernadete Ramos Crispim, que atendeu um pleito da petista referente a questões apresentadas por ela à tribuna, em especial à questão da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e o fechamento de turmas do período noturno na rede estadual de ensino.

Nas palavras de Bia de Lima, a procuradora estabeleceu uma recomendação à secretária de Estado da Educação, Fátima Gavioli, primeiramente orientando pela abstenção em enquadrar ou matricular na modalidade EJA estudantes menores de 15 anos no ensino fundamental e menores de 18 no ensino médio, por não se enquadrarem nos critérios legais exigidos.

A recomendação também orienta pela abstenção do fechamento de turmas de ensino noturno regular na rede estadual de educação no ano letivo de 2023. O documento segue, ainda de acordo com a parlamentar, solicitando o encaminhamento de relatório semestral à Promotoria de Justiça sobre os eventuais fechamentos de turmas dessa categoria a partir de 2024 e outras excepcionalidades. O ofício requer também, num prazo de 10 dias, respostas escritas e fundamentadas por parte da Secretaria de Educação sobre o cumprimento ou não da recomendação em pauta. Por fim, a parlamentar citou o requerimento de relatório do Conselho Estadual de Educação, com propostas sobre os temas relacionados.

Ao fim de sua fala, Bia de Lima agradeceu a atuação do Ministério Público e destacou que esse é um exemplo de esforço. " O esforço é para que a classe trabalhadora tenha escola para estudar, chegar às universidades públicas e privadas deste país", concluiu.

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.