Inclusão 60 +

De iniciativa do deputado Ricardo Quirino (Republicanos), a Escola do Legislativo da Assembleia Legislativa de Goiás promoveu, na tarde desta terça-feira, 27, o curso “Inclusão 60+: Aprendendo e Navegando no Mundo Digital”. O objetivo geral da atividade de capacitação é realizar a discussão da relação das pessoas com mais de 60 anos com as tecnologias atuais, abordando temas de segurança e redes sociais.
A palestra foi ministrada pelo servidor efetivo da Secretaria de Tecnologia da Informação da Alego, professor Cairo Rezende. Ele tratou sobre Hardware e Software, Programas e Utilitários, Segurança da Informação, Engenharia Social de Redes Sociais e aplicativos específicos para pessoas com 60 anos ou mais.
Ao introduzir, foi apresentada a conceituação de internet, que, segundo explica, “é uma rede global de computadores conectados”. O professor explanou também a função dos buscadores digitais, como o Google, e a funcionalidade dessas plataformas.
Cairo pautou também sobre os cuidados com as informações falsas durante a navegação digital, que são popularmente conhecidas como “fake news”. Redes sociais também foram temas tratados durante o curso.
O deputado Ricardo Quirino colocou que o Estatuto da Pessoa Idosa prevê que elas não podem ficar excluídas e, com isso, devem ser incluídas nas ferramentas tecnológicas. “A tecnologia e esse avanço todo, na maior parte, não é da juventude deles. Hoje, uma pessoa que fica a par da inclusão digital, da tecnologia, de toda essa ferramenta, ela acaba sendo um analfabeto digital, porque nós dependemos da tecnologia”, disse, destacando que trazer o público para aprender e acelerar o conhecimento é respeitar a dignidade das pessoas com mais de 60 anos.
Marta de Oliveira, de 65 anos, que é uma das alunas do curso e faz parte da Associação Fortalecendo Vidas, disse que a experiência de aprender mais sobre o mundo digital está sendo produtiva e oportuna. “Muitas vezes nós não conseguimos e não nos adaptamos com essas ferramentas. E estar aqui hoje para aprender é muito importante”.
O curso, que aconteceu na sala de aula 1 - localizada no 1º andar da sede do Poder Legislativo, recebeu cerca de 30 alunos e terá continuidade nesta quinta-feira, 29.