Alego promove campanha de conscientização sobre transtorno alimentar

A Diretoria de Saúde e Meio Ambiente do Trabalho (SESMT), da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás, realizou na manhã dessa quarta-feira, 28, no saguão do Palácio Maguito Vilela, uma ação para conscientizar os servidores da Casa sobre transtorno alimentar (TA).
Quem passava no local recebia informações sobre a doença enquanto eram oferecidos alguns petiscos saudáveis. A psicóloga da (SESMT) Adriana Amaral, conta que o dia 2 de junho é o Dia Mundial da Conscientização dos Transtornos Alimentares e classifica a doença como de caráter mental, em que há uma perturbação no comportamento relacionado à alimentação, comprometendo a saúde física e psicossocial do indivíduo.
Segundo ela, os transtornos estão ligados com a distorção e a preocupação excessiva da imagem corporal. “Pegamos o gancho da data e trouxemos esse assunto tão sério e tão pouco falado para a Alego”.
A psicóloga conta que a pressão exercida pela mídia e pelas redes sociais têm influenciado negativamente a percepção do próprio corpo e a relação com a comida e isso tem contribuído com o aumento dos casos de transtornos alimentares, como bulimia e anorexia, especialmente entre adolescentes e jovens adultos.
Adriana explica que pessoas com TA mudam o comportamento, se isolam, alteram o humor, e ao observar sinais da doença é recomendada a busca por profissionais especializados como psicólogos e nutricionistas, além de se cercar de um bom sistema de apoio, seja em grupos de suporte ou com amigos e familiares.