Clécio Alves apresenta projeto que incentiva o uso de tampas em copos utilizados em casas de shows e bares.

O deputado Clécio Alves (Republicanos) apresentou no plenário o projeto que institui a segurança e o bem-estar sociais dos frequentadores de casas de shows, casas noturnas, bares e outros estabelecimentos similares.
A propositura de nº 1088/23 determina que bares e casas noturnas forneçam gratuitamente, se solicitados, tampas para copos de bebidas utilizados pelos consumidores. O objetivo é evitar a contaminação de líquidos em copos abertos, que podem apresentar riscos à saúde pública. "Tampas de material reciclável ajudam a prevenir a exposição a bactérias, vírus, sujeira e outros contaminantes que possam estar presentes no ambiente ou nas mãos das pessoas".
O texto complementa que o incentivo da utilização dos materiais recicláveis colabora com os princípios da sustentabilidade ambiental ao promover a redução de resíduos. Ao fornecer tampas gratuitas, os estabelecimentos podem promover a consciência ecológica, incentivando clientes a adotar práticas sustentáveis.
Segundo o autor a matéria se justifica também porque pode prevenir os casos de intoxicação ou abuso de substâncias, pois dificultam a adição de drogas sem o conhecimento do consumidor. "Isso é especialmente importante em ambientes onde o consumo de álcool é elevado e pode levar a situações perigosas", destaca Clécio Alves.
A matéria está na Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ), sob a relatoria do deputado José Machado (PSDB).