Ícone alego digital Ícone alego digital

Virmondes Cruvinel quer simplificar compra de automóvel por menor com deficiência

31 de Julho de 2023 às 10:11

Tramita na Assembleia Legislativa do Estado de Goiás a proposta de Virmondes Cruvinel (UB) para facilitar a revenda de automóvel adquirido com desconto em nome de menores com deficiência. Para isso, o projeto nº 1283/23 sugere acrescentar ao Estatuto da Inclusão Social e Econômica das Pessoas com Deficiência no Estado de Goiás um dispositivo que dispense a exigência de autorização judicial para realizar a referida alienação.

Conforme determina o  art. 7º, XIV, Anexo IX, do Regulamento do Código Tributário do Estado do Goiás, as pessoas com deficiência, ou seus responsáveis legais, têm direito a adquirir veículos novos com isenção de Imposto sobre Operações relativas à Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação (ICMS) e Imposto Sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA). O valor limite é de R$100 mil. Vale ressaltar que caso o automóvel seja vendido antes de passados quatro anos da compra, há necessidade de ressarcir os valores relativos às isenções dos dois impostos.

Atualmente, é necessária a obtenção de alvará judicial para a venda do veículo adquirido nestas condições em nome de pessoas com deficiência com menos de 18 anos. Na justificativa, o deputado ressalta que estados como Pará, Pernambuco, Alagoas e Santa Catarina já dispensaram a imposição, a qual vem sendo também revogada por tribunais pelo país.

Cruvinel afirma ainda que, conforme a Lei Federal nº 10.406/02, a alienação de automóvel não se enquadra nas hipóteses legais de exigência de prévia autorização judicial.

O projeto de lei está na Comissão de Constituição, Justiça e Redação da Alego, onde aguarda parecer do relator deputado Major Araújo (PL).

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.