Na tribuna, Antônio Gomide agradece presença de Marina Silva na Alego e destaca a importância do bioma Cerrado
Propositor da entrega da Comenda Washington Novaes à ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, o deputado Antônio Gomide (PT) fez uso da tribuna durante a sessão solene para entrega da condecoração, para agradecer a presença da líder no Parlamento goiano e destacar a importância do bioma Cerrado.
“É uma honra para essa Casa de Leis receber nossa digníssima ministra do Meio Ambiente. Ministra essa que é uma referência do trabalho e do legado que Washington Novaes deixou para todos nós no Brasil. A Assembleia Legislativa faz jus ao trabalho desempenhado por Vossa Excelência em favor da preservação de nossos biomas”, frisou.
Gomide evidenciou, também, a importância da homenagem. “Essa Casa escolheu com sabedoria o nome do jornalista Washington Novaes para honrar os defensores do meio ambiente com a comenda que leva o seu nome. Washington inspirou a todos nós, recebeu reconhecimento internacional e o seu legado tem continuidade no trabalho de agentes públicos, como a ministra Marina”.
Em seguida, o deputado parabenizou Marina Silva pela convocação de 270 aprovados no cadastro de reserva do concurso do Ibama e salientou que a solenidade na Casa de Leis é um momento de reconhecimento, mas também uma oportunidade para “trazer luz” à questão ambiental em Goiás.
“O Cerrado, como bem a senhora sabe, é o segundo maior bioma do Brasil e em Goiás, 70% do nosso território é coberto por esse bioma”, destacou, com a ressalva de esse ser, entretanto, também um dos biomas mais agredidos por queimadas e, principalmente, o desmatamento.
Antônio Gomide destacou, ainda, a contribuição hídrica do Cerrado goiano, responsável pela formação das três principais bacias hidrográficas brasileiras. “Por esse motivo, é chamado de ‘a caixa d’água do Brasil’”, pontuou o deputado. “É por essa constatação que se faz necessário manter acesa a chama do jornalista Washington Novaes, homenageando os protetores da natureza e da biodiversidade do nosso País, pois sem o Cerrado, não haverá água e sem água não haverá nem agricultura e nem vida”, salientou.
Por fim, o autor da iniciativa frisou a importância em levar a conscientização para a preservação do bioma a todo o País. “Precisamos sensibilizar a comunidade internacional a investir também na preservação do Cerrado, pois os nossos ecossistemas estão todos interligados. Estejamos todos nós prontos para esse novo tempo de mudança”, ponderou, com a afirmativa de, assim como fez Washington Novaes, ser necessário incentivar o debate preservacionista, expandindo o conhecimento a respeito da temática.