Henrique Meirelles: um grande goiano
* Fábio Sousa, deputado estadual
Quando grandes goianos se destacam no cenário nacional, devemos enaltecê-los. Alguns já se foram, como o primeiro ministro brasileiro, Alfredo Nasser, ou como os escritores Bernardo Élis e Cora Coralina, que conquistaram o Brasil e os nossos corações e que, agora, nos deixam saudades.
Há ainda os artistas goianos que, através da música ou da interpretação cênica, conquistaram o Brasil com seu talento. Outros, grandes médicos, que, através de talentosas mãos que curam, ficaram famosos no meio acadêmico, médico e científico nacional, como Marcos Ávila, Áureo Ludovico, Nilzio Antônio da Silva e outros tantos que conquistaram merecida respeitabilidade.
No Direito, grandes personalidades ilustram nossa galeria de grandes goianos. Laurita Vaz, Castro Filho e Dora Maria da Costa, estes últimos, apesar de serem mineiros, adotaram Goiás como sua casa, tornando-se goianos de coração como nós.
Na política, na cultura, na ciência e na Medicina, sempre tivemos grandes representantes no cenário nacional. Ministros, senadores, deputados, grandes escritores e pensadores. Professores, senhores de seu tempo, goianos que prevaleceram em um Brasil competitivo, o que muito nos orgulha.
Henrique Meirelles já é um destes ilustres goianos eternizados entre os grandes de todos os tempos. Este goiano, natural de Anápolis, engenheiro civil brasileiro, atual presidente do Banco Central do Brasil desde janeiro de 2003, já é tido por muitos como o melhor presidente que o Banco Central brasileiro já teve em toda a sua história.
Com uma administração bem-sucedida e reconhecida internacionalmente, Meirelles assumiu o Banco Central com a inflação anual em 12,53% e juros em 25%. A inflação prevista para 2008 é de 4,5%, e a taxa de juros é hoje de 11,75%. Há quem acredite que o sucesso do governo Lula é maquiado pelo verdadeiro sucesso econômico que a gestão de Henrique Meirelles tem conseguido à frente de nossa economia.
Para que o leitor conheça um pouco da trajetória deste grande goiano: formou-se pela Universidade de São Paulo e se especializou em Engenharia de Produção. É mestre em Administração pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e já obteve o título de doutor honoris pela Bryant College, nos Estados Unidos.
Em 1974, morando nos Estados Unidos, Henrique Meirelles ingressou no Bank Boston, uma das instituições financeiras de maior credibilidade internacional da época. Cresceu tanto dentro da instituição, que chegou a ser seu presidente global.
Em 2002, aposentou-se, por ocasião de sua eleição, a deputado federal pelo PSDB de Goiás, onde conseguiu ser o mais votado daquele pleito, com 183 mil votos.
Henrique Meirelles é ainda consultor de vários Bancos Centrais no mundo, um exemplo de determinação para todos os goianos, provando que, com muito esforço e dedicação, todos poderão galgar lugares altos.
Nos últimos dias, a imprensa nacional e regional tem noticiado sobre uma possível candidatura de Henrique ao governo do Estado em 2010, ou mesmo à sucessão de Lula. Henrique tem capacidade para ser governador e presidente. Esperamos apenas que ele saiba tomar a posição política certa.
Henrique Meirelles é um grande goiano e, como grande, deve ser por todos nós reverenciado.