Publicada no Diário Oficial lei que cria o Dia de Conscientização Sobre a Síndrome de May-Thurner
O Dia Estadual de Conscientização Sobre a Síndrome de May-Thurner já é realidade. Foi sancionada pelo governador Ronaldo Caiado (UB) e está no Diário Oficial do Estado a Lei Estadual nº 22.458, de 15 de fevereiro de 2024 (originalmente projeto de lei n° 1788/23), de autoria do deputado Dr. George Morais (PDT).
No texto do projeto, é descrito que síndrome de May-Thurner (ou síndrome de Cockett ou síndrome da compressão da veia ilíaca) é uma variação anatômica em que a veia ilíaca esquerda é pressionada e comprimida pela artéria ilíaca direita contra a coluna lombar. Com isso, fica prejudicado o retomo do sangue ao coração, ficando o sangue acumulado na região, levando ao surgimento de problemas como varizes pélvicas, nos membros inferiores, edemas e feridas na perna esquerda e até à trombose venosa profunda (TVP) e ao aborto.
A síndrome de May-Thurner é uma das principais causas de trombose venosa profunda nas pernas e, em geral, acomete majoritariamente mulheres com idade entre 20 e 50 anos, e um dos fatores de risco é a gravidez. A matéria visa, entre outros objetivos, a estimular a prevenção e a conscientização sobre a importância de se iniciar o tratamento precoce da doença.