Ícone alego digital Ícone alego digital

Governadoria veta integralmente propostas parlamentares

22 de Fevereiro de 2024 às 08:00

A Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego) recebeu, na terça-feira, 20, vários processos da Governadoria para serem analisados e apreciados pelo Poder Legislativo. Dentre eles, dois vetos integrais do Executivo a propostas aprovadas na Casa de Leis. O processo nº 10306/23 rejeita a denominação da Escola Estadual Jardim Novo Mundo, em Goiânia, como Escola Estadual Jardim Novo Mundo — João Afonso Sobrinho. Enquanto isso, o nº 10307/23 indefere a prorrogação do prazo de redução da base de cálculo do Imposto sobre a Transmissão Causa Mortis e Doação de Quaisquer Bens ou Direitos (ITCD).  

O primeiro texto recai sobre proposta de Bruno Peixoto (UB), a qual foi vetada com base no resultado de consulta popular feita nas dependências da referida unidade escolar. De acordo com a Secretaria de Estado da Educação, servidores, alunos e seus responsáveis legais optaram pela manutenção do nome original porque, com a mudança, "sentiu-se perda da identidade da unidade escolar em relação ao bairro Jardim Novo Mundo e à região Leste de Goiânia”.

Quanto à questão do ITCD, iniciativa de Veter Martins (PRD), a Secretaria de Estado da Economia recomendou o não acolhimento na mudança. Conforme a pasta, na ocasião do levantamento do impacto orçamentário para a redução da base de cálculo do ITCD, conforme a Lei nº 22.221/23, foram considerados os efeitos financeiros apenas para o exercício de 2023. Nesse sentido, para que houvesse a prorrogação do benefício até 30 de junho de 2024, seria necessário um novo levantamento das repercussões no orçamento, o que não foi feito.

Além disso, de acordo com a Procuradoria-Geral do Estado, ocorreu vício formal no trâmite legislativo, pois não houve a comprovação do atendimento às exigências constitucionais de ordem orçamentária e financeira nem a demonstração da compatibilidade da proposta normativa.

Ambos os textos foram encaminhados para a Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ), onde serão distribuídos para análise de relatores, os quais devem emitir parecer pela manutenção ou derrubada dos vetos.

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.