Projeto Casa Abrigo, para mulheres vítimas de violência, recebe aval definitivo
O Plenário aprovou, em segunda votação, o projeto nº 561/23, de autoria da deputada Vivian Naves (PP), que cria uma rede de apoio físico a mulheres vítimas de violência doméstica e familiar, com a criação de casas de abrigo, em todas as cidades que são polo regional no Estado.
A autora do projeto justifica que a medida pode colocar Goiás na vanguarda de uma política pública que vai além do caráter meramente assistencialista. “A denúncia é fundamental, mas, além de encorajar, precisamos mostrar que elas não estão sozinhas. Existe a dependência financeira, emocional, os próprios filhos e um contexto complexo que as fazem, corajosamente, aguentarem tudo caladas. As casas de abrigo estenderão essa mão que, infelizmente, algumas vítimas não têm na própria família”, projeta Vivian Naves.
A deputada afirma que vem buscando o diálogo com o Governo do Estado sobre o tema e ressalta que o Executivo terá a incumbência de regulamentar o texto, até para que as novas estruturas sejam encaixadas dentro do orçamento pré-definido. A parlamentar, todavia, defende a importância de cada um dos itens elencados em sua proposta, "cuidadosa e tecnicamente anexados para a efetividade do amparo emergencial e seguimento da proteção".