José Machado propõe benefício a pessoas com altas habilidades ou superdotação
O deputado José Machado (PSDB) apresentou, na Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), dois projetos de cunho social. Ambas proposituras já tramitam na Casa de Leis, e foram encaminhadas para a Comissão de Constituição, Justiça e Redação, onde aguardam a designação de relatoria.
O projeto de número 2894/24 tem o objetivo de criar uma política estadual de incentivo ao desenvolvimento de pessoas com altas habilidades ou superdotação (Peahs), e o 2895/24 prevê a instituição de um plano estadual de apoio a pessoas com altas habilidades ou superdotação.
No projeto elaborado pelo deputado, fica autorizada a criação do Núcleo Especializado para Avaliação e Atendimento a Pessoas com Altas Habilidades ou Superdotação (NEAPAHS) com vistas ao atendimento multidisciplinar e especializado. Para ser criado, o núcleo deverá ser constituído pelos seguintes profissionais: neuropsicólogos, neuropediatras, neurologista, assistentes sociais, pedagogos, psicólogos, professores e psiquiatras.
As pessoas beneficiadas com essas propostas são as que possuem altas habilidades ou superdotação, que apresentam potencial elevado e grande desenvolvimento em áreas do conhecimento humano, isoladas ou combinadas, tais como intelectual, psicomotora, de liderança e de criatividade, associadas a um alto grau de motivação para o ensino-aprendizagem e para a realização de tarefas em assuntos de seu interesse.