Ícone alego digital Ícone alego digital

Paralisações e reestruturação de carreiras são pauta de Mauro Rubem, no Pequeno Expediente

27 de Fevereiro de 2024 às 15:49

Em fala durante o Pequeno Expediente desta terça-feira, 27, o deputado Mauro Rubem (PT) anunciou, da tribuna do plenário, o registro de dois projetos de leis oriundos do Programa Parlamento Jovem. A iniciativa da Alego convida jovens goianos a participarem de sessões legislativas simuladas, onde toda a rotina parlamentar é executada. Ao longo dos encontros, os jovens parlamentares produziram as peças apresentadas, agora oficialmente assinadas pelo petista e protocoladas na Assembleia Legislativa. “É importante o incentivo para a participação do processo político e legislativo”, enalteceu o petista, ao comentar a importância do projeto da Alego.

O segundo ponto abordado por Rubem foi a proposta de reestruturação do plano de carreira para os trabalhadores da Secretaria de Estado da Saúde (SES). A medida, recém-aprovada pela secretaria, não contemplou cerca de 25% dos servidores da pasta, justamente os que recebem menos, a exemplo de auxiliares, citou o petista. O parlamentar afirma expectativa de resolução célere da questão que, de acordo com ele, já tem aval do secretário da pasta, Sérgio Vêncio.

Em seguida, Mauro Rubem comentou a greve anunciada pelo Sindicato dos Trabalhadores da Educação de Goiás (Sintego) em Goiânia. O deputado lamentou o que classificou como não cumprimento do acordo da greve anterior, realizada no fim do ano passado. Ele defendeu o fim da paralisação com o acerto, por parte da Prefeitura de Goiânia, desse acordo prévio. “Nem os trabalhadores nem a sociedade querem a greve, mas a greve é um direito que deve ser exercido para ser respeitado”, afirmou Rubem, declarando seu apoio à causa.

Outra paralisação também foi discutida pelo deputado, a greve da Universidade Estadual de Goiás (UEG), agendada, de acordo com o parlamentar, para o próximo dia primeiro de março. “Queremos que o Governo abra diálogo”, manifestou-se o petista. O deputado fez menção a um relatório, elaborado pelo colega Antônio Gomide (PT), sobre a atual situação das unidades da UEG. Rubem afirmou que a greve poderia ser evitada, e encerrou o tema também manifestando seu apoio aos trabalhadores.

Para encerrar, o parlamentar relatou uma visita a Santo Antônio do Descoberto. Ele alertou sobre uma situação em que centenas de famílias estão sujeitas a perder suas terras por ações judiciais. “Uma moderna grilagem de terras. Uma questão muito grave”, classificou o petista.

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.