Por iniciativa de Virmondes Cruvinel, jornalista capixaba recebeu Título de Cidadania Goiana nessa terça-feira, 27

Por iniciativa do deputado Virmondes Cruvinel (UB), a Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) concedeu a Marcelo de Albuquerque Mello o Título de Cidadania Goiana, em sessão solene extraordinária realizada na noite dessa terça-feira, 27. Nascido no Espírito Santo, o homenageado é jornalista e está radicado em Goiás há mais de três décadas.
Compuseram a mesa dos trabalhos, além de Virmondes Cruvinel: o homenageado da noite; o superintendente do Procon estadual, Levy Rafael; e o vice-presidente da Federação do Comércio de Goiás (Fecomércio), Newton Pereira. Também prestigiaram a solenidade o presidente do Sicoob CrediSeguro, Joaquim Mendanha; o ex-secretário estadual de Cidades Silvio Souza; a ex-deputada e mãe de Virmondes Cruvinel, Rose Cruvinel; e o secretário de Comunicação de Aparecida de Goiânia, Ozeias Laurentino.
Virmondes iniciou sua fala lembrando que coordena, na Casa, a Frente Parlamentar do Empreendedorismo e que é importante destacar na trajetória do homenageado, além do sucesso como jornalista, a caminhada no mundo empresarial. O legislador lembrou que a publicação Guia Mais, editada pelo jornalista desde 2007, se tornou uma ferramenta que incentiva o entretenimento, a cultura e o turismo em nosso Estado.
O parlamentar pontuou que o guia virou uma verdadeira referência para esses segmentos, especialmente no momento da pandemia, em que a publicação, feita com seriedade, inspirou pessoas a se reinventarem. “E é essa história interessante que nós fizemos questão de reconhecer. Um momento breve, singelo, mas um momento que fica marcado. São pessoas do perfil do Marcelo que nós defendemos ter aqui em Goiás, incentivando novas pessoas a se inspirarem em sua trajetória de luta, de capacitação, de procurar fazer o bem, uma pessoa muito humana. E sem dúvida nenhuma, poder trazer com isso o desenvolvimento, o progresso e a esperança de dias melhores.”
Em seguida, o deputado entregou a Marcelo de Albuquerque o diploma que o torna, oficial e honorariamente, cidadão goiano.
Relevânncia
O homenageado fez uso da palavra, agradecendo a iniciativa. Albuquerque ressaltou que, apesar de haver uma crença de que a concessão de um título como esse está banalizado, para ele tem um significado de muita relevância e simbolismo. “Eu diria que juntamente com meu casamento, com o dia do meu nascimento, dia do nascimento dos meus filhos, essa noite é uma das mais importantes da minha vida", afirmou, dirigindo-se ao deputado. "Para mim, para a minha história, para a minha família para os meus antepassados, para aqueles que vão vir, essa é uma noite simbólica e inesquecível.”
Marcelo de Albuquerque contou sua história de vida desde que chegou a Goiânia, aos 10 anos de idade, vindo de Vitória, sua terra natal. Destacou sua trajetória como locutor de rádio, repórter de televisão e criador do guia Curta Mais, uma ideia inovadora e original, quando as publicações na internet ainda eram apenas apostas. Uma iniciativa considerada por muitos como uma loucura.
“Como assim, Marcelo, deixar uma carreira promissora no telejornalismo para fazer um guia turístico em Goiás? Me perguntavam. Naquela época muito pouco se falava sobre o assunto por aqui. E eu, o capixaba mais goiano que você vai conhecer, sabia que tinha muita coisa boa para ser contada dessa terra. Mais que um modelo de negócio, era uma forma de retribuir e honrar tudo que essa terra já tinha me dado”, contou o comunicador.
Marcelo encerrou suas palavras dizendo que Goiás deu a ele muito mais do que sonhava quando aqui chegou. “Agradeço ao deputado Virmondes Cruvinel e a todos os parlamentares goianos que aprovaram por unanimidade (um título) que um 'estrangeiro' pode receber em uma nova terra.”