Ícone alego digital Ícone alego digital

Matéria da Governadoria pretende instituir Programa Bolsa Uniforme para alunos dos colégios da Polícia Militar

28 de Fevereiro de 2024 às 10:30

A Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) recebeu da Governadoria a propositura de n° 3334, que propõe a criação do Programa Bolsa Uniforme, que objetiva garantir a aquisição de uniformes para os alunos dos colégios estaduais da Polícia Militar de Goiás.

Se aprovado pelo Plenário, fica instituído o Programa Bolsa-Uniforme, vinculado à Polícia Militar do Estado de Goiás, que garantirá a aquisição de uniformes aos alunos dos colégios estaduais da Polícia Militar de Goiás (CEPMGs). De acordo com a proposta, poderão ser beneficiários do Programa Bolsa Uniforme todos os alunos do ensino fundamental e do ensino médio dos CEPMGs. O chefe do Poder Executivo poderá transferir a renda aos beneficiários, de acordo com a disponibilidade orçamentária e financeira. O projeto define também o valor individual do benefício do Programa Bolsa-Uniforme, que será de até R$ 970,00 (novecentos e setenta reais) anuais, operacionalizado pelo sistema bancário. Esse programa será coordenado pela Polícia Militar do Estado de Goiás.

A Governadoria argumenta que a medida atenderá aproximadamente 78.000 alunos, já considerada a abertura de sete novas unidades escolares, conforme o levantamento do Comando de Ensino da Polícia Militar do Estado de Goiás.

A viabilidade jurídica do projeto foi atestada pela Procuradoria-Geral do Estado (PGE), que esclareceu que a competência para legislar sobre política pública relacionada à educação é concorrente entre os entes federados, como dispõe o inciso IX do art. 24, da Constituição Federal. Ainda segundo a PGE, o Protege Goiás poderá ser utilizado para custear a despesa pretendida conforme os incisos VIII e X, do art. 22-A, da Lei nº 14.469, de 2003.

A proposição deverá ser analisada pela Comissão Mista no decorrer dessa semana.

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.