Ícone alego digital Ícone alego digital

Plenária tem rodada de votação de projetos dos deputados

28 de Fevereiro de 2024 às 18:38
Crédito: Hellenn Reis
Plenária tem rodada de votação de projetos dos deputados
Sessão ordinária híbrida
Na sessão ordinária desta quarta-feira, 28, os parlamentares deliberaram 14 proposituras de sua autoria, com relevo para a atenção a pessoas com mais de 60 anos e as inclusões produtiva e econômica de catadores de materiais recicláveis. Também foi acolhida pelos pares a transferência dos trabalhos do Plenário para a manhã desta quinta-feira, 29. O evento será transmitido em tempo real pela TV Assembleia Legislativa, pelo portal.al.go.leg.br e, ainda, pelo Youtube.

Os deputados da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego) votaram 14 projetos de lei, durante a sessão ordinária desta quarta-feira, 28. Do total, oito receberam o aval definitivo e seis foram aprovados em primeira fase. Em destaque, há matérias que tratam dos direitos dos cidadãos idosos e a inclusão produtiva e econômica de catadores de materiais recicláveis. Além disso, também foi validada a transferência da plenária desta quinta-feira, 29, para as 9 horas.

Duas propostas de Ricardo Quirino (Republicanos), em prol da acessibilidade da população com mais de 60 anos, seguem para possível sanção do Poder Executivo. A de nº 1636/23 busca instituir a obrigatoriedade da disponibilização de assentos aos idosos com mais de 80 anos nos órgãos públicos e em estabelecimentos privados. Pelo texto, os locais devem ser identificados na modalidade prioridade especial, em locais de fácil acesso ao atendimento e à circulação local. 

Enquanto isso, a ideia protocolada sob o nº 4358/23 visa a assegurar a disponibilização de canais de atendimento eletrônico para a aquisição do bilhete de passagem gratuito em ônibus intermunicipal, conforme garantido pela Lei nº 14.765/2004. O objetivo é facilitar à pessoa idosa o acesso ao referido direito.

Para estimular empresas, entidades governamentais e entidades sociais que atuem no desenvolvimento de ações que envolvam a formação, a qualificação, a preparação e a inserção de mulheres vítimas de violência doméstica no mercado de trabalho, Vivian Naves propôs a criação do Selo de Responsabilidade Social Pró-Mulher. A iniciativa foi aprovada, em fase definitiva, e, de acordo com a matéria, o selo tem validade anual e é renovável por igual período.

Com a sugestão de uma política de apoio aos catadores de materiais recicláveis, o processo nº 1155/23, de Paulo Cezar (PL), também aborda a inclusão social e recebeu igual destino. O texto busca as inclusões produtiva e econômica dos profissionais em questão no mercado de trabalho em Goiás. Mais especificamente, o intuito é estimular a formação de cooperativas e associativismo destinados à reciclagem, comercialização e industrialização de material reciclável, para a geração de emprego e renda.

O projeto de resolução nº 4789/23, assinado por Karlos Cabral (PSB), aumenta o prazo de funcionamento das frentes parlamentares da Casa de Leis de seis meses para até dois anos, prorrogáveis uma vez por igual período. A intenção é que haja mais tempo hábil para que parlamentares, de diferentes partidos políticos, com distintas visões políticas possam se reunir, para debater temas de um mesmo interesse.

A frente parlamentar, como define a Resolução nº 1.379/2012, é a união de deputados de vários partidos, constituída para promover, em parceria com a sociedade civil, a discussão e o aprimoramento da legislação e de políticas públicas acerca de um determinado tema. Atualmente, a 20ª Legislatura conta com mais de 20 frentes ativas.

Fecham o grupo das proposituras aprovadas, em etapa final, medidas para o incremento à pesquisa, utilização e valorização de plantas do Cerrado; a política de incentivo à economia circular e o estímulo ao uso do ácido fólico para alunos da rede pública estadual.

Primeiro aval do Plenário

Duas propostas de Veter Martins (PRD) estão entre as que receberam o primeiro sinal verde no plenário. A primeira medida, que tramita sob o nº 166/23, pretende instituir uma Campanha Estadual de Conscientização Sobre a Cinomose Canina. A outra, nº 300/23, quer garantir que a vítima de violência doméstica seja comunicada quando houver ato de liberação do agressor.

Igualmente preocupado com a defesa das mulheres, o projeto no 455/23, do deputado Mauro Rubem (PT), pleiteia aprofundar os mecanismos de combate à violência obstétrica estabelecidos pela Lei Estadual no 19.790/17.

Por fim, o deputado Dr. George Morais (PDT) requer incentivo à educação quilombola como política estadual e o Delegado Eduardo Prado (PL), uma Semana de Conscientização Sobre a Teoria do Elo, a ser realizada na primeira semana do mês de agosto. Há ainda um pedido para a concessão de Título de Cidadania Goiana à Fernanda Martins de Lima.

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.