Criação do Campeonato Goiano de Futebol de Várzea é objetivo de Mauro Rubem
A proposição 13638/24, assinada por Mauro Rubem (PT), busca a criação do Campeonato Goiano de Futebol de Várzea no Estado de Goiás. Se convertida em lei, a competição deverá ser realizada anualmente, sob a coordenação da Secretaria de Esporte do Estado de Goiás. De acordo com a norma, a matéria objetiva a promoção do esporte amador, incentivo a prática do esporte e integração das comunidades locais.
As equipes amadoras de futebol de várzea deverão ser cadastradas junto à Secretaria de Esporte para participarem do torneio, que acontecerá com etapas regionais e uma etapa final estadual, de acordo com a proposta. Uma das diretrizes definidas no projeto de lei trata da promoção de ações de inclusão social, para incentivo à participação de jovens, mulheres e pessoas com deficiência.
“O futebol de várzea é uma prática esportiva enraizada nas comunidades, principalmente em regiões periféricas”, argumenta Rubem na justificativa do pleito. Na visão do petista, instituir um campeonato oficial proporciona oportunidades para que jovens e adultos participem de atividades saudáveis e recreativas, promovendo a inclusão social e afastando-os de situações de risco, como a criminalidade e o uso de drogas.
A organização do campeonato exige, ainda, a garantia de infraestrutura mínima necessária para a realização dos jogos, incluindo campos de futebol adequados, arbitragem, segurança e assistência médica. Para isso, a norma prevê parcerias entre prefeituras, entidades esportivas e organizações da sociedade civil para apoio e realização das etapas regionais.
Mauro Rubem também cita o fomento ao esporte e à saúde, além do desenvolvimento econômico par economias locais. O evento, de acordo com o petista, movimentará o comércio, principalmente nos bairros onde ocorrem as partidas, gerando oportunidades de emprego temporário, renda para comerciantes, ambulantes e prestadores de serviços.
Por fim, o parlamentar cita a união e o fortalecimento das comunidades como propulsores do Campeonato Goiano de Futebol de Várzea. “A participação dos moradores, tanto como jogadores quanto como torcedores, cria um ambiente de cooperação e solidariedade, fortalecendo os laços comunitários e contribuindo para a construção de uma sociedade mais coesa e participativa”, afirma o Mauro Rubem.
A proposta tramita na Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ), e aguarda a relatoria do deputado Cristiano Galindo (Solidariedade) para seguir trâmite na Alego. Após a aprovação na CCJ, a matéria segue para análise em Plenário, onde será analisada em duas rodadas de discussão e votação antes de encaminhada ao Executivo para sanção.