Ícone alego digital Ícone alego digital

Lideranças destacam êxitos nas ações de sustentabilidade

16 de Outubro de 2024 às 10:28

Na manhã desta quarta-feira, 16, a Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego) sedia o II Seminário Recicla Goiás, com o tema “Reciclar é Transformar”. O evento reúne lideranças e especialistas para debater o papel da logística reversa, da economia circular e do desenvolvimento sustentável no Estado.

Na abertura do evento, os participantes destacaram os avanços e desafios das políticas públicas voltadas ao reaproveitamento de resíduos e à inclusão social, reforçando o compromisso de Goiás em liderar essas ações no Brasil.

Leandro Ribeiro, subsecretário de Fomento e Competitividade de Goiás, representando o secretário de Indústria, Comércio e Serviços, Joel de Sant’Anna Braga Filho, comemorou os resultados expressivos do Estado. “Fico impressionado por já termos atingido 33,1%, índice acima da meta estipulada pelo Governo Federal que é de 22%”, destacou Leandro, enfatizando a importância econômica desse avanço. “Se nós colocarmos cada tonelada a 100 reais, nós colocamos no mercado de trabalho 58 milhões de reais. E, como a secretária Andréa Vulcanis bem colocou, esse dinheiro ia para o lixo, enterrado. E nós o colocamos no mercado e contribuímos, principalmente, com as famílias de baixa renda.”

O secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, José Frederico Lyra Netto, também ressaltou o impacto das ações do Governo na vida das pessoas. “A gente está conseguindo levar inovação para apoiar a economia circular, mas para formar pessoas de baixa renda”, comentou, destacando o programa Sucatec, que já formou 1.500 jovens em tecnologia e recondicionamento de equipamentos eletrônicos. 

Netto reforçou a importância da integração entre as secretarias. “É muito bacana quando essas secretarias trabalham de forma integrada, tentando resolver um problema público”, afirmou, destacando o papel da ciência e tecnologia na transformação social.

Parcerias

O procurador-geral de Justiça de Goiás, Cyro Terra Peres, elogiou os avanços do Governo estadual na gestão de resíduos sólidos e a parceria do Ministério Público de Goiás (MP-GO) nas ações de sustentabilidade. “Há 29 anos eu acompanho as ações e as políticas voltadas para acabar com os lixões em Goiás. Ao longo dos anos ocorreram alguns avanços, mas dessa vez temos visto grandes iniciativas”, afirmou.

Peres ressaltou a importância da educação ambiental para as novas gerações e anunciou a assinatura de um termo de cooperação com a Liga Cidade Limpa para promover a coleta seletiva. “Nós precisamos ensinar nossas crianças e jovens a colaborarem com a coleta, porque senão nunca teremos os nossos aterros funcionando com a coleta devida.”

O promotor de Justiça Juliano de Barros Araújo, titular da 15ª Promotoria de Goiânia, destacou a necessidade de uma visão abrangente na gestão de resíduos e na inclusão social. “Quando falamos de reciclar, temos que necessariamente fazer a correlação com os resíduos que todos nós geramos diariamente”, pontuou, defendendo a importância de políticas que capacitem os catadores e assegurem condições dignas de trabalho.

“Nós precisamos buscar essa inclusão social e mais: a lei exige que nós garantamos a emancipação econômica dessas pessoas”, afirmou Araújo, destacando os desafios de regionalizar polos de reciclagem e agregar valor ao material reciclado em Goiás.

O deputado Virmondes Cruvinel (UB), representando a Alego, reforçou o compromisso da Casa de Leis com as iniciativas de sustentabilidade do Estado. “Eu tenho a satisfação de morar em um Estado que dá certo, com gestores de qualidade, que se preocupam em transformar Goiás e tornar o Estado cada vez mais sustentável”, declarou.

O legislador garantiu o apoio do Parlamento para continuar avançando na agenda ambiental e social de Goiás. “Contem com a Assembleia Legislativa para caminhar lado a lado e ajudar nos avanços do Estado”, finalizou.

Após a fala dos participantes, foram formalizadas as assinaturas de termos de cooperação com o MP-GO para ações de limpeza urbana, por meio do Projeto Liga Cidade Limpa, na separação de resíduos, e procedeu-se com a primeira palestra do dia, com o consultor da Organização das Nações Unidas (ONU) em direito ambiental, Fabrício Soler, que falará sobre o avanço de Goiás na questão do gerenciamento de resíduos e do papel da sociedade e dos gestores públicos na eliminação dos lixões.

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.