Em alusão ao "Outubro Rosa", Parlamento goiano promoveu palestras para alertar sobre a prevenção do câncer de mama

A Casa de Leis, por iniciativa da Procuradoria Especial da Mulher da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás, realizou, na manhã desta terça-feira, 29, palestras para alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e sobre o câncer de colo do útero.
A mesa de trabalhos foi conduzida pela coordenadora da Procuradoria Especial da Mulher, Gláucia Maria Teodoro Reis, que representou a procuradora Especial da Mulher no Parlamento goiano, deputada Bia de Lima (PT). Compuseram a mesa, ainda, a secretária de Projetos Especiais da Alego, Dra Cristina Lopes; o superintendente do Ministério da Saúde em Goiás, Lucas de Vasconcelos e as palestrantes: a enfermeira e coordenadora de Enfrentamento à Mortalidade Materna do Ministério da Saúde, Camila Gasparro, e a enfermeira e assessora técnica da coordenação geral de Saúde das Mulheres, Gabriela Rodrigues.
A coordenadora da Procuradoria Especial da Mulher, Gláucia Maria Teodoro Reis, destacou que é importante debater o tema, pois o câncer é uma doença que atinge a saúde física e mental. “Nós trouxemos coordenadoras que atuam em programas da saúde da mulher do Ministério da Saúde e que hoje abordam a importância do diagnóstico precoce e do autocuidado. O câncer de mama é o segundo em mortalidade e, no ano passado, atingiu mais de 60 mil mulheres. Então, devido a esses números altíssimos, nós precisamos de fato fazer essas campanhas de prevenção e tratar desse assunto na Assembleia Legislativa”, disse.
A enfermeira, Camila Gasparro enfatizou em sua palestra a necessidade de debater o tema não apenas em outubro, mas o ano todo. “Eu fico muito contente de ter oportunidade de abordar essa temática, de lembrar as mulheres da importância do autocuidado, de se responsabilizar também pela sua saúde, pois não devemos lembrar disso só em outubro. Mas, sim, no ano todo, porque somos responsáveis e corresponsáveis junto com os serviços de saúde pela nossa saúde”, afirmou.
A assessora técnica do Ministério da Saúde, Gabriela Rodrigues, frisou que, além das mulheres se cuidarem e ficarem atentas a sua saúde, é fundamental que os profissionais da área se sensibilizem. “O serviço de Unidade Básica de Saúde (UBS) é a porta de entrada para que essas pessoas tenham acesso à conscientização e aos atendimentos necessários. Além disso, o Ministério da Saúde recomenda que os profissionais de saúde se sensibilizem ao fazer o acolhimento e a identificação dessas mulheres que têm o câncer de mama”, enfatizou.
Gabriela também lembrou que é importante falar que o câncer de mama não acomete só em mulheres. “Existe uma taxa bem significativa de homens que passam por essa condição e que precisam se cuidar e identificar os sinais”, afirmou.
Além das palestras, o Parlamento goiano realizou, também, na manhã desta terça-feira, 29, em parceria com o laboratório Núcleo, serviços de teste de glicemia, aferição de pressão e entrega de brindes. Para maiores informações, acesse aqui https://portal.al.go.leg.br/noticias/campanha-outubro-rosa