Proposta de Cristiano Galindo prioriza atendimento no IML a mulheres vítimas de violência
O deputado Cristiano Galindo (Solidariedade), por meio do projeto de lei nº 24713/24, busca dar prioridade ao atendimento de mulheres vítimas de violência doméstica e a vítimas de estupro de vulnerável no Instituto Médico Legal (IML). O objetivo é agilizar a realização de exames periciais para constatar agressões e outras formas de violência.
Segundo o autor, essa proposta visa a fortalecer a proteção às mulheres vítimas de violência em Goiás, otimizando os serviços do IML e garantindo um atendimento mais célere e humanizado.
O legislador ressalta que a Constituição do Estado de Goiás dedica um capítulo exclusivo à proteção dos direitos das mulheres, enfatizando a necessidade de políticas públicas específicas.
De acordo com Galindo, é fundamental abordar todas as formas de violência contra a mulher e exigir respostas rápidas e efetivas, principalmente em relação ao estupro, crime que afeta inúmeras mulheres e crianças.
O projeto será encaminhado para análise na Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ), onde será distribuído a relatoria.