Ícone alego digital Ícone alego digital

Celebração dos 26 anos da UEG tem discursos de valorização da educação pública

15 de Abril de 2025 às 10:24

Proposta pela deputada Bia de Lima (PT), na manhã desta terça-feira, 15, uma sessão solene em homenagem aos discentes da Universidade Estadual de Goiás (UEG), em celebração aos 26 anos da instituição, reúne autoridades, representantes da comunidade acadêmica e estudantes para exaltar o papel transformador da universidade pública no estado.

A solenidade conta com a participação da deputada federal Adriana Accorsi (PT); do reitor da UEG, professor Antonio Cruvinel Borges Neto; da homenageada com Medalha Pedro Ludovico Isadora Lemes Ramos; e do estudante de cinema e audiovisual Hítalo de Sousa dos Santos, que representa os discentes homenageados. Todos reforçaram o papel da universidade na promoção do conhecimento, da cidadania e da justiça social.

Adriana Accorsi abriu sua fala explicando sua presença mesmo em recuperação de um problema de saúde. “Que alegria, que satisfação poder estar aqui com vocês hoje em um momento de homenagem, um momento de falar das conquistas e da importância da UEG para todos nós, goianos e brasileiros”, declarou.

Ela exaltou a trajetória da universidade como um patrimônio do povo goiano e lembrou que sua primeira emenda parlamentar, enquanto deputada estadual, foi destinada à unidade da UEG em Itapuranga. “A UEG é a universidade do povo, do filho do trabalhador e da trabalhadora, é a universidade do interior do Estado de Goiás”, reforçou.

A legisladora também manifestou apoio ao pleito dos técnicos administrativos da instituição e reafirmou o compromisso da bancada federal em defesa do plano de cargos e salários da categoria.

Consolidação

Em seguida, o reitor Antonio Cruvinel destacou que a UEG está em processo de consolidação como um projeto de estado, voltado ao interior do país e aos que mais necessitam de oportunidades. Segundo ele, 78% dos acadêmicos da universidade são de famílias que ganham até três salários mínimos. Isso representa, disse, um dos papéis fundamentais da UEG: levar ensino de qualidade aos filhos dos trabalhadores e aos trabalhadores.

O reitor ressaltou que a universidade oferece graduação a mais de 13 mil estudantes, além de mestrado e doutorado a outros 900. “Formamos pessoas que se importam com pessoas. O que uma universidade tem de mais precioso não são suas paredes e muros, mas os que formamos e os que estão a serviço da melhoria do ensino superior”, disse. Ele ainda fez um apelo aos presentes: “Acreditem nesta universidade. Acreditem que esta universidade pode contribuir significativamente na vida de vocês e na vida dos que virão”.

Representando os discentes, o estudante Hítalo de Sousa dos Santos fez um discurso emocionado, no qual exaltou a importância da UEG em sua trajetória de superação pessoal. “Eu sou a prova viva de que a educação e a cultura salvam vidas. Venho do interior do estado, de uma família sem condição financeira, e é na universidade pública que estou me formando. Por isso, serei eternamente grato.”

Santos também mencionou o programa que produz na UEGTV, chamado "Memórias UEG", no qual são registradas histórias de pessoas que contribuíram para o crescimento da instituição. “Fazemos muito com pouco. Os alunos da UEG ocupam espaços importantes no mercado de trabalho, nas artes, na ciência, na comunicação e na educação. Levamos a força da UEG por onde passamos”, destacou.

O acadêmico encerrou sua fala com a frase de Paulo Freire: “A educação não transforma o mundo. A educação muda as pessoas e as pessoas transformam o mundo”.

A advogada Isadora Lemes Ramos, egressa da UEG e homenageada com a Medalha do Mérito Legislativo Pedro Ludovico Teixeira, destacou o valor imaterial da instituição. “Hoje celebramos mais do que uma data, celebramos uma história de resistência, transformação e compromisso com a educação pública. A UEG não é feita apenas de tijolos, mas de histórias, afetos, ideias e sonhos que nela habitam.”

A profissional reconheceu os avanços da universidade nos últimos anos e valorizou o papel do reitor: “É essencial reconhecer a liderança sensível e determinada do reitor Antônio Cruvinel, que resgata o orgulho e o sentimento de pertencimento à nossa UEG”.

Isadora também lembrou que os discentes são o coração da universidade e que muitos deles, como ela, só puderam sonhar com o ensino superior graças à existência da UEG. “Falo como representante egressa, mas também como filha da UEG. Uma filha orgulhosa que reconhece que sem essa universidade meu sonho de estudar talvez jamais tivesse se concretizado”, afirmou.

A oradora ainda reforçou a necessidade urgente de valorização dos técnicos administrativos, com a aprovação do plano de carreira. “Que hoje siga sendo a UEG o farol, iluminando trajetórias, despertando consciências, abrindo possibilidades e construindo futuros possíveis, futuros menos desiguais e mais democráticos.”

Após os pronunciamentos, os homenageados recebem neste momento o Certificado do Mérito Legislativo, entregue pelas autoridades presentes.

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.