Deputados chancelam inclusão de Dia Estadual da Ortodoxia no calendário oficial
Segue para sanção ou veto do Executivo estadual, depois de validado em definitivo em sessão ordinária nesta quarta-feira, 30, uma matéria do presidente da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego), Bruno Peixoto (UB), que inclui o Dia Estadual da Ortodoxia no Calendário Cívico, Cultural e Turístico goiano (processo nº 7599/25).
O projeto recebeu 21 votos favoráveis e nenhum contrário.
A Igreja Ortodoxa teve início oficialmente em 1054 e é uma das três principais ramificações do cristianismo, ao lado do catolicismo romano e do protestantismo. "A Ortodoxia traz com ela o seu milenar histórico de existência, desde o nascimento de Jesus Cristo e, hoje, reúne milhões de seguidores, espalhados pelo Brasil afora, em sua maioria de origem árabe, procedentes de terras do Oriente Médio e descendentes dos que tiveram a ventura de ser convertidos ao cristianismo pelo esforço e a sabedoria de São Pedro e de seu sucessor, S. Beatitude Dom Ignatios IV", escreve o parlamentar na justificativa da proposta.
A data escolhida para a celebração anual é 29 de junho, que é o "dia em que São Pedro foi crucificado na cidade de Roma, no ano de 67 d.C.".