Deputados propõem título de cidadania a profissionais mineiras radicadas em Goiás
O deputado Delegado Eduardo Prado (PL) apresentou o projeto de lei nº 20277/25, com o qual propõe a concessão do Título de Cidadania Goiana à servidora pública Leandra Valéria Silva Negretto, nascida no município de Capinópolis (MG). A iniciativa, já lida em Plenário na Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), foi encaminhada à Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ) para análise designação de relatoria parlamentar.
A escolha de Leandra Negretto, conforme o deputado, reflete seu comprometimento com causas relevantes, como a segurança pública e a eficiência administrativa, áreas nas quais ela tem desempenhado papel de relevo. Segundo Prado, a indicação reforça a valorização de profissionais que fortalecem o estado com seu trabalho.
A mesma honraria está sendo proposta pelo deputado Amilton Filho (MDB) à empresária Divina Maria de Souza Benko. A matéria pertinente foi apresentada no Parlamento com o nº 20352/25. Conforme o parlamentar, Divina Benko tem dado efetivas contribuições ao desenvolvimento econômico e social do estado, especialmente na região de Abadiânia.
Divina Maria de Souza Benko é mineira, mas está radicada em Goiás há décadas. Segundo Amilton Filho, ela é um exemplo de empreendedorismo familiar que ajudou a impulsionar a economia local. Junto ao marido, João Benko Neto, ela iniciou suas atividades há mais de 35 anos com uma simples barraca de palha às margens da BR-060, onde comercializavam frutas e plantas.
Com o tempo, o negócio evoluiu para a Jerivá Comércio de Alimentos Ltda., empresa onde Divina atua na área de Recursos Humanos. Formada pela Universidade Federal de Uberlândia (MG), ela também se destacou na educação municipal de Abadiânia, integrando iniciativas que uniam ensino e saúde, promovendo o bem-estar comunitário.
Os dois projetos de lei seguem agora para avaliação na CCJ, onde será discutido e votado antes de retornar ao Plenário para deliberação final.